São Luís - MA Parcialmente Nublado 26°C 34°C

Três das dez piores escolas no Enem estão no Maranhão

Folha de São Paulo – Três entre as dez escolas com os piores desempenhos no Enem 2013 estão no Maranhão. No povoado de Cachimbos, município de Jatobá (a 433 km de São Luís), está a última das 14.715 do ranking: a escola estadual Centro de Ensino Aluísio Azevedo.

Na cidade de 8.526 habitantes, a Aluísio Azevedo “segue o modelo da maioria das escolas do Maranhão”, diz o professor de inglês Reijunior Santos Soares. “Temos uma estrutura precária, falta material, orientação e gestão, mas essa é a realidade daqui.”

A escola tem apenas 23 alunos -classificados pelo Inep como de nível socioeconômico “muito Baixo”.

Apesar de no cadastro oficial da escola constar itens como laboratório de informática e biblioteca, a realidade parece ser outra. “Não dá para falar que temos uma biblioteca, temos é uma sala cheia de livros empilhados”, diz Rarison Coelho, 21, ex-aluno e ex-funcionário do colégio.

A nota média da escola no exame, 397,03, corresponde a pouco mais da metade do desempenho da melhor escola, o colégio Objetivo Integrado, de São Paulo.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não respondeu. O diretor do colégio não foi encontrado.

A escola, no entanto, não é a única do Estado entre as últimas do país.

Apenas duas posições acima, na antepenúltima colocação, está o Colégio Estadual Professora Leda Tajra, em Buriti Bravo, município com 22 mil habitantes.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação não respondeu até as 17h.

Entre as 100 piores escolas, 44 estão na região Nordeste. Com 15 escolas nesta lista, o Piauí é o Estado com o maior número de escolas entre as com menor desempenho. Em seguida aparecem o Maranhão (9), Ceará (7), Sergipe (5), Rio Grande do Norte (4) e Bahia (4).

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (22) pelo Inep, do Ministério da Educação, responsável pelo exame, e tabulados pela Folha.

Para calcular as médias das escolas pelo país, foram consideradas as quatro provas objetivas -linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Dino fala de seu futuro governo e faz um balanço do ano

Em entrevista exclusiva para a TV Vermelho, o governador eleito do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), fala da importância de seu governo para “virar a página do passado e acabar com o coronelismo que existe no Maranhão”. Dino também comentou as eleições deste ano e a expectativa para 2015, tanto no estado maranhense como em todo o Brasil, destacando a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.

Luis Fernando dá o tom da campanha de 2016 em Ribamar

O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luis Fernando Silva, reuniu o prefeito Gil Cutrim, o vice-prefeito, Eudes Sampaio, e os vereadores do município para um almoço de confraternização.

Luis Fernando garantiu que o grupo, o mais forte da cidade, está unido e preparado para vencer as eleições de 2016. Declarou ainda que ele próprio estará na luta.

Nelsinho defende aprovação do Plano Municipal de Cultura

Na manhã desta segunda-feira (22) o plenário da Câmara Municipal de vereadores de São Luís aprovou as mensagens 37, 38, 39 e 40 de 2014 encaminhadas pelo poder executivo municipal.

Todas as mensagens versam sobre a Cultura no município de São Luís. O Plano Municipal de Cultura, elaborado pelo poder público municipal e sociedade civil, que juntamente com outros instrumentos, consolidarão o Sistema Municipal de Cultura em São Luís.

O documento foi entregue ao prefeito pelos presidentes da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), Francisco Gonçalves, e do Conselho Municipal de Cultural, Elizandra Rocha. A elaboração do Plano Municipal de Cultura remonta mais de uma década.

Há dois anos, o trabalho foi intensificado, sendo impulsionado com a adesão da Prefeitura de São Luís ao Sistema Nacional de Cultura oficializado em janeiro deste ano em acordo de cooperação técnica. O vereador Nelsinho Brito (PT) discutiu a aprovação das mensagens e defendeu as aprovações.

Nelsinho afirmou que o Plano Municipal de Cultura (PMC) passou por um processo de 3 anos de elaboração. Para Nelsinho, os 4 instrumentos aprovados pelos vereadores garantem o acesso as políticas públicas da cultura e com a participação efetiva de todas as vertentes culturais.

“O PMC é um instrumento democrático de participação popular. Lamento a não criação da Secretaria Municipal de Cultura, eu tenho a palavra do Prefeito que esse ano será criada. Se esses instrumentos não fossem aprovados, a Secretaria seria criada desidratada”, garantiu Bira.

O PMC possui 120 páginas e todos os segmentos foram convidados para participar da construção coletiva. De acordo com Nelsinho, a Lei de Incentivo à Cultura, desativada há mais de 10 anos, e a Lei do Fundo Municipal de Cultura são indispensáveis para a Cultura e para acabar com o clientelismo e o apadrinhamento político.

Gil Cutrim inaugura sistema de abastecimento de água do Itapari‏

itapari (2)

O prefeito Gil Cutrim inaugurou, neste último fim de semana, o sistema de abastecimento de água do Itapari, importante localidade agrícola situada na região do pólo turístico de Panaquatira, na sede do município de São José de Ribamar.

Na oportunidade, Cutrim também autorizou a construção da nova Unidade Básica de Saúde do bairro J. Câmara e as obras de ampliação das UBS da Vila Flamengo e Maiobinha.

Na semana passada, Gil Cutrim já havia determinado a ampliação da Unidade Básica de Saúde da Matinha, serviço que está em pleno funcionamento. Nas próximas semanas, o prefeito autorizará a continuação deste trabalho que beneficiará moradores de outros bairros, dentre eles a Vila Kiola.

A obra de implantação do sistema de abastecimento d´água do Itapari foi custeada com recursos estaduais e municipais e já está beneficiando, além de agricultores, dezenas de famílias.

“Foi um compromisso assumido pelo prefeito e que, agora, se tornou realidade. Além de fortificar a nossa produção, este sistema vai beneficiar muitas famílias com água de qualidade”, disse o agricultor José de Ribamar Costa, morador da localidade.

 Gil Cutrim agradeceu o apoio do povo ribamarense e garantiu que o trabalho, já a partir de janeiro, ganhará ritmo muito mais acelerado. “Mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passam todos os municípios brasileiros, trabalhamos muito este ano, em todos os setores da administração, e esse trabalho vai ganhar, já a partir de janeiro, ritmo muito mais acelerado”, garantiu.

Unidades – A construção da nova UBS do J.Câmara está sendo custeada com recursos federais e municipais e tem prazo de execução de 240 dias.

Já os serviços de ampliação das Unidades da Maiobinha e Vila Flamengo têm prazo de execução de 120 dias e também estão sendo custeados com recursos federais e municipais.

A retórica dos eleitos

Jotônio Vianna
[email protected]/

Os discursos do governador diplomado Flávio Dino (PCdoB) e os dos demais aliados eleitos em outubro passado remetem a um horizonte promissor no Maranhão. O paraíso está quase à vista… O auspicioso finca o seu limite entre o amargo passado que se esvai e o futuro que vem. Mas todas as palavras ainda terão de se submeter ao filtro do tubo do gogó até virar realidade a partir de 2015.

Em especial para a região leste maranhense, a retórica político eleitoral do grupo vencedor no pleito passado é alvissareira. A possibilidade de Caxias sair da margem estreita das prioridades administrativas impregna o ambiente regional e ultrapassa inclusive o campo da cautela que norteia a política real. O que é imprudente do ponto de vista da verdadeira situação do erário estadual, pois a expectativa desmedida em relação a um tempo vindouro de bonanças poderá se converter em frustração à medida que demorar a chegar o tão sonhado eldorado na Princesa do Sertão e regiões circunvizinhas.

A escuridão e o mistério que rondam as arcas do Palácio dos Leões e a falta de uma noção exata do comprometimento das receitas estaduais pelo grupo que deixa o poder já apontam para um tempo nebuloso e longo até o governador eleito tomar pé da real situação da ‘Viúva’ maranhense… Até a posse, portanto, tudo o que for dito ainda será apenas parte da retórica que convenceu o povo e levou os vencedores até o poder central em São Luís… Só depois daí é que a fala dos novos governantes irá se adequar ao verdadeiro quadro com o qual se depararam após tantos anos de mandonismo da oligarquia sarneyzista.

Obras de duplicação da BR-135 só devem acabar em agosto de 2015

Segundo o Dnit, atraso se dá por conta do período chuvoso. Trecho de Campo de Perizes registra o maior índice de acidentes

G1 MA

As obras na BR-135 começaram em setembro de 2012 e deveriam ser entregues em outubro desse ano. Mas, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a primeira etapa só vai ficar pronta em agosto de 2015.

Cerca de 300 operários trabalham nas obras de duplicação da BR-135. São mais de 500 trabalhadores indiretos. Alguns trechos entre a Estiva e o município de Bacabeira já estão prontos. A correria agora é pra conseguir entregar a primeira etapa sem adiar de novo o prazo para a entrega.

Segundo o Dnit, o atraso na entrega é por causa do período chuvoso de 2013 e deste ano e porque algumas máquinas tiveram que ser importadas. Alguns trechos da rodovia federal que liga São Luís ao restante do Maranhão tem desníveis de mais de um metro e meio. Mas segundo o engenheiro Pinheiro Marques, essa diferença não oferece perigo aos motoristas que respeitarem a sinalização.

Ainda de acordo com o Dnit, a duplicação da BR vai diminuir o tempo de percurso em pelo menos uma hora. Segundo o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Maranhão (DNIT/MA), Gerardo Fernandes, além do atraso das obras, outro problema diagnosticado pela a equipe foi quanto à irregularidade do solo que se mantém mole em alguns trechos.

Colunaço do Pêta

E olha só!!! Sem mandato, sem foro privilegiado e, no mínimo, podendo ser chamada a prestar esclarecimentos por qualquer juiz de primeira instância, a ‘ex’ está com seu nome envolvido, hoje, em dois desagradáveis e perigosos casos de corrupção que vieram à tona nacionalmente essa semana!!! A Revista Veja publicou que um operador do doleiro Alberto Youssef, Rafael Ângulo, entregou, no Palácio dos Leões, em São Luís, em três parcelas de 300 mil reais, um montante de 900 mil reais – quase R$ 1 milhão – como pagamento de propina para liberação de um milionário precatório em favor da construtora UTC/Constran!!! Já o jornal Estado de São Paulo revelou, na noite de quinta-feira, que a ‘ex’ está numa relação de 28 políticos que receberam ‘dindim’ do esquema de corrupção da Petrobras!!! Nessa lista, segundo o Estadão, apareceria, também, o ministro Edison Lobão, de Minas e Energia!!! Ou seja, a ‘ex’ está com seu nome envolvido em dois escândalos nacionais num momento em que renunciou ao mandato, misteriosamente antes do tempo!!! Será que vai ter problemas???!!!

Sabia que ‘Don Bigodon’ prometeu se aposentar nos anos 1990???!!! Verdade!!! Essa não foi a primeira vez que ele expressou a intenção de deixar a vida pública!!! Em abril de 1990, com 36 anos de vida política, Sarney também prometeu se aposentar…, logo depois de deixar a Presidência da República!!! Uns dois meses depois, porém, transferiu seu domicílio eleitoral para o Amapá e candidatou-se ao Senado!!! “A manobra contornou o bloqueio de sua candidatura pelo PMDB maranhense, que preferiu Epitácio Cafeteira”, lembrou o jornal Estado de S.Paulo!!! Vitorioso, em 1991 tomou posse como senador, cargo que ocupará até o final do mês!!!

É, meu amigo, o que o amor de um pai não faz por um filho…, no caso, uma filha!!! É tão grande, que fez até ‘Don Ricardon’ comparecer à diplomação de Flávio Dino!!! Só que não ficou!!! Mal a filha, eleita deputada estadual, recebeu o seu ‘canudo’, ‘Don Ricardon’ ‘vazou’!!!

Ele ‘vazou’, mas quem ‘causou’, mesmo, foi ela, a filha, a Andréa Murad!!! Simpática, cumprimentando ‘todo mundo’ ao chegar, acabou ‘apagando a estrela’ do paizão e transformando os corredores do Sebrae numa ‘passarela’!!! Só faltaram os aplausos!!! E na saída???!!! Rapaz, quando a Andrea estava ‘batendo em retirada’ com o pai, um blogueiro do interior saiu na ‘perseguição’ e foi perguntar sobre a vida amorosa da bela!!! Aí, ‘Don Ricardon’ não gostou!!! Parou e ‘se passou’ para o ‘colunista eletrônico’: “Não vai continuar seguindo ela, né???!!! Isso é lá pergunta que se faça???!!! É da tua conta”???!!!, esbravejou o ‘pai coruja’!!! A deputada eleita, porém, sorriu e respondeu que embora cada dia lhe ‘inventassem’ um novo relacionamento, ela’ estava só…, mas que no dia que ‘pintar’ o ‘new love’ não terá problema algum em dizer!!! E, por fim, ‘alfinetou’: “Realmente, isso não devia ser pauta”!!! Toooooooooma, ‘blobló’!!!

E precisava ver a ‘macharada’ de ‘olho arregalado’ vendo a Andrea ‘cruzar’ os corredores do Multicenter até a porta de saída!!! Tudo ouriçado’!!! Meu amigo, o que teve de ‘cara-metade’ olhando de ‘cara-feia’ para o companheiro foi uma ‘festa’!!! Pense num clima!!! Teve ‘togado’ que levou até beliscão…!!! ‘Viuchi, Maria’!!!

E o prêmio de “maior babaquice da diplomação” vai para o “governador-dois-patinhos-na-lagoa”!!! Empossado por 22 dias pela ‘ex’, fazendo questão de posar como governador do Estado em tudo que é lugar, ‘Don Arnaldon’ foi à diplomação dos eleitos e compôs a ‘Mesa de Trabalhos’ com o governador, senador eleitos e integrantes da Corte da Justiça Eleitoral!!! No entanto, logo depois de entregar o diploma à sua filha, eleita deputada estadual, ‘sub-judice’, não se fez de rogado, ‘perdeu a pose’ e ‘se escafedeu’ do Centro de Convenções para não ‘prestigiar’ o governador eleito!!! Igualzinho ‘Don Ricardon’!!! Será se foi combinado!!! Ô ‘capachice’, ‘siô’!!! Que ‘governador’ é esse, ‘rapá’???!!!

Pior foi o ex-secretário da ‘ex’, Hildo Rocha!!! Eleito deputado federal, foi o único que não cumprimentou o governador eleito!!! A descortesia foi notada pelo auditório inteiro e causou um ‘burburinho danado’!!! Ora, ‘siô’…, se até filho e neto de ‘Don Bigodon’, também eleitos, tiveram postura civilizada, parabenizando e cumprimentando o comunista, por que só o ex da ‘ex’ agiu assim!!! Vai ver, ela que mandou!!! ‘Jesus-Maria-José’…, é muita ‘capachice’!!!

E Zequinha, gente???!!! Rapaz, o ‘cabra’ ‘amargou’ um “silêncio ensurdecedor” ao receber o seu diploma no evento do TRE-MA, no Centro de Convenção Pedro Neiva de Santana!!! Pior é que ele já chegou lá meio ‘sem rumo’!!! Atrasado, não encontrou cadeira no local reservado aos eleitos e acabou sentando no espaço dos profissionais de imprensa!!! Teve que ser avisado de que ali era lugar de jornalistas para ‘bater em retirada’…, e sem olhar para trás!!! ‘Prestatenção’ no ‘serviço’, ‘Zeca’!!!

E o presidente interino da Assembleia Legislativa, hein, gente?!! Mesmo ‘travado’ com problemas na coluna, o deputado Max Barros fez esforço grande para comandar a sessão da última quinta-feira no Palácio Manoel Bequimão!!! De pé, aguentou firme até o final da sessão, a la Joaquim Barbosa!!!

Meu amigo, tá uma verdadeira ‘farra’ de pagamento de precatórios neste final de governo!!! O que ‘nego’ tá recebendo de precatório no estado é uma ‘festa’!!! Tem empreiteiro e auxiliar de governo de primeiro escalão ‘lavando a burra’!!!

Olha essa!!! ‘Derrubaram’ para o governador-tampão que alguns integrantes de secretarias estão ‘fazendo miséria’ com emendas e convênios!!! Tem uma secretaria que é um verdadeiro ‘trem’…, já mudou a ‘locomotiva’ várias vezes!!! Só que o primeiro vagão puxa os outros vagões para as cidades do interesse de alguns poucos do ‘rachíude’…, outras, têm agentes só para criar dificuldade, por meio de certidões, para ‘dar’ um Nada Consta!!! É a ‘cultura do esquema’!!! Só um ‘murro na mesa’, chamando para dentro dos Leões esse ‘dito-cujo’ que só coloca os processos em ‘PD’ se for atendendo os seus pedidos!!!

Abre o olho, ‘Tatá’!!! Lembra o ‘governador’ que na década de 70 teve secretário preso no final de governo???!!! Se mandar investigar, dá para encher uma cela com mais de 20!!! Ainda dá tempo!!!

Olha só que paradoxo!!! No mesmo dia que a polícia apreendeu o helicóptero na casa do senador Lobão Filho, no Olho D´Água (ele já esclareceu que a aeronave não é dele, mas, sim, de um amigo), com repercussão em jornal, vídeo e tudo mais, horas depois, à noite, lá estava a Paulinha, ‘cara-metade’ do senador, postando fotos de um festão na residência do casal!!! Um show dela, com brindes, champagne,comédia ‘Pão e Ovo’…, tudo isso ‘estampado’ nas fotos postadas!!! É assim…!!! Depois, falavam d’A Grande’!!!

Lembra a denúncia sobre os coronéis da Polícia Militar matriculados em cursos de duração de dois anos, fora da ‘Grande Ilha’, que deu o que falar???!!! Pois é…, como diz a Polishop, “espere, mas não é só isso”!!! Um ‘repórter’ do Dr. Pêta ‘emeiou’ para dizer que no Corpo de Bombeiros a situação não é diferente!!! Tem vários oficiais fazendo cursos com duração de dois anos (pós-graduação), em áreas que não têm nada a ver com Segurança Pública!!! O pior é que são cursos em que as aulas acontecem de 15 em 15 dias e o restante dos dias do mês o ‘cabra’ fica em casa, fazendo nada, como se estivesse estudando fora!!! Ou seja: os oficiais vão, assistem às aulas, voltam para a ‘Grande Ilha’ e passam o resto dos dias em casa, ‘coçando o saco’!!! E ainda por cima recebem uma ‘ajuda de curso’ (ou de custo), de cerca de ‘dez pilas’ a mais no salário, como se estivessem estudando na cidade onde funciona o ‘bendito’!!! Mas, na verdade, estão é aqui mesmo, na ‘Grande Ilha’, ‘palitando os dentes’, e só voltam depois de 15 dias para assistir às aulas!!! E aí, comandante, vai se manifestar???!!!

Quer mais???!!! Um ato do sub-comando da PMMA autoriza o deslocamento de 13 oficiais (seis coronéis, seis majores e um capitão), de suas unidades na capital e no interior do estado, para participar de confraternização de final de ano a ser realizada no quartel do 16º BPM (Chapadinha), de 19 a 21 de dezembro!!! Tudo com ônus!!! No ato, o sub-comando determina à Diretoria de Finanças que tome providências para o saque de três diárias em favor dos oficiais!!!

Ainda sobre a caserna, a PMMA já tem 24 coronel e estão sendo criadas cinco cargos de coronel, 11 de tenente-coronel, 15 de majores, alem de capitão e tenentes!!! Vem cá, cadê a Lei de Responsabilidade Fiscal???!!! A atual administração devolveu 1,5 milhão para a Secretaria da Segurança, deu para alguns comandantes mais 1 milhão, que não vão poder gastar, e vai deixar mais 2 milhões em caixa!!! Enquanto isso, a policia precisa de viaturas, armamentos, munições, fardamentos, reformas, construção de quartéis…!!! ‘Méldéééééus’…!!! Como é o nome disso, hein???!!!

Pense num exemplo do que não se deve fazer com o dinheiro público!!! Pois é…, um ‘passarinho’ contou ao Dr. Pêta que, assim como a maioria das obras recentemente inauguradas pela ‘ex’, o histórico Costa Rodrigues foi reinaugurado completamente inacabado, faltando quase tudo, inclusive a compreensão da dimensão que o ginásio representa para a história do esporte maranhense!!! Pense num projeto equivocado!!! Um ginásio, palco de importantes competições, que antes suportava quase cinco mil pessoas, agora virou uma ‘arenazinha’ que ‘abrigará’, na sua capacidade máxima, pouco mais de mil pessoas!!! Pior é que quando o futuro governo receber a ‘casa’ ainda terá que fazer adaptações para adequá-lo ao estatuto do torcedor, o que vai diminuir ainda mais a sua capacidade de público…, sem falar que as obras do ginásio nem ‘batendo tambor em noite de lua’ terminarão antes do dia 30, prazo previsto para a entrega de mais um ‘Elefante Branco’ para o próximo governo!!! Só muita borracha!!!

Que tal o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) dar uma ‘investigadazinha’ nos repasses federais direcionados ao Maranhão, de 2010 até aqui!!! Pois é…, quando as APAES recebem, quase sempre os recursos são repassados com atraso!!! Se for atrás, o DENASUS vai constatar que as instituições filantrópicas (APAES) não estão recebendo o dinheiro a que têm direito, conforme assinados os Contratos/Termos Aditivos com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde!!! E olha que as quantias são significativas!!! É ou não é um grande descaso do governo com a saúde pública no Maranhão, considerando que esta situação se arrasta há meses!!! Descaso com o patrimônio público, com os profissionais da saúde contratados e com as pessoas destinatárias do atendimento médico referenciado!!! E são pessoas pobres, excluídas, e que, em regra, não são alcançadas pelas políticas públicas, como a de saúde!!! Méldéus!!!

Adivinha o que um atento Pêtanauta presenciou, essa semana, num ‘Porto Seguro’ da ‘Grande Ilha’???!!! Uma reunião curiosa com cerca de 40 ex-candidatos a vereador que obtiveram votação expressiva nas eleições de 2012, mas não conseguiram ‘chegar lá’!!! Bom, e pelo que o ‘agente infiltrado’ ‘sacou’, o grupo, mostrando-se insatisfeito com a gestão municipal, pretende filiar-se, ‘unidinho da silva’, em uma única legenda, ainda a ser escolhida!!! E entre os mais inflamados estavam um ‘cover de palhaço’ e um farmacêutico de origem árabe!!! Parece que tudo foi acompanhado por emissários do alcaide e da irmã!!! No final, ficou acertado que um novo encontro irá acontecer em janeiro!!! Abre o olho, meu ‘irmão’!!! Marrapá…, a ‘tchurma’ só pensa ‘naquilo’!!!

Rapaz, parece que as 31 cadeiras da Câmara Municipal não serão suficientes para abrigar os 32 partidos políticos aptos a disputar as próximas eleições!!! Todas as legendas estão sendo entregues agora para serem presididas por pré-candidatos empresários/alcaides de mandato que terão preferência pelo mandato (estrutura de campanha)!!! Falta combinar com o povo!!! Em suma, estamos diante de uma eleição em lista!!!

De um Pêtanauta observador!!! Viram o que a ‘ex’ disse ao se despedir???!!! “Assim como a noite se despede do dia, eu me despeço de ti, Maranhão”!!! Bom, independente do recado ‘bulmerangótico’ que quis dar, devia imaginar que noite lembra trevas, escuridão…, obscurantismo!!! Melhor ter dito: ‘Assim como a lua se despede do sol ao raiar de um novo dia’!!! Estaria se comparando com a lua e o Maranhão com o sol, astro-rei a quem ela, como filha do Estado, deveria o seu brilho…, assim como a lua brilha porque reflete a luz do sol!!! ‘Seria mais belo, mais poético e mais justo!!! Do jeito que falou deu a impressão de que ela é as trevas do Maranhão”, analisou um atento Pêtanauta!!!

O clima de fim de ano é especial para fazer uma retrospectiva!!! Olha só a Petinhada publicada em 02/02/2014!!! “Não é que estão ofertando curso de graduação na área de Saúde em alguns municípios maranhenses, e somente nos fins de semana???!!! Pois é…, agora pergunta se algum deles tem registro no MEC ou no Conselho de Classe!!! Coisa nenhuma!!! Durma-se com um ‘barulho’ desses…, uma instituição ‘alienígena’ ofertando curso sem autorização, com essa generosidade toda!!! Só para se ter uma ideia, uma faculdade de Teresina está realizando seletivos em municípios do Maranhão e oferecendo facilidades, como frequentar aulas nos fins em sua sede, Teresina”!!! Pois bem, passados quase um ano, a única ‘Vitória de Pirro’ foi a suspensão das aulas em colégios públicos no interior do Maranhão graças à intervenção do Ministério Público de Esperantinopolis-MA!!! As aulas estão sendo ministradas ‘teoricamente’ em Teresina!!! A primeira turma, formada por profissionais já graduados em outra área da saúde, já esta em vias de se forma!!! Gente, o país esta ‘doente de corrupção’…!!!

Essa é ‘histórica’!!! O velho ‘Catar’, um dos muitos ‘aloprados de carteirinha’ que rondam e rondavam o Centro, acostumado a ‘invadir’ uma igreja evangélica ali perto da Praça da Saudade, principalmente nos cultos dominicais, trajando sunga de praia e óculos escuros, à noite, passou pela galera, essa semana, à noite, nos mesmos trajes: meia e sapato bico fino!!! Foi o suficiente para um gaiato disparar: “fulano, tu não achas que essa meia e esse sapato não estão combinando muito”???!!! E ouviu do ‘sem juízo’: “Hum, o que é???!!! Não tava combinando era no pé do teu irmão, que tava ‘bebinho’ ali, dormindo no ‘Caroçudo’!!! Hahahahahahahahaha!!!

Antevendo os fatos, um Pêtanauta ‘pede licença’ para indagar à SMTT e a uma franquia de faculdade ‘alienígena’ que vai se instalar no prédio onde funcionou uma antiga indústria, na Ivar Saldanha: “Quais medidas vão ser tomadas para minimizar o impacto do trânsito na área, quando a faculdade chegar”???!!! O ‘preocupado’ disse que conhece aquela área de ‘cabo a rabo’, e que se não forem tomadas medidas eficazes aquilo ali vai se transformar num tormento para os condutores de veículo!!! Calma, gente, daqui pra lá tem muito ‘chão’!!!

Pois é…, como o jornal do meu chefe já havia anunciado, com exclusividade, a ‘ex’ vai morar na Flórida (Estados Unidos)!!! Agora, em que lugar da Flórida, quem descobriu foi ‘Dr. Pêta!!! Vai ser na cidade de ‘Tampa’!!! Vai ver foi indicação de Tampinha!!! Hahahahahahahahahahaha!!!

PAGINA 2 [ COLUNACO ]-00000003

Bom, com a descoberta da futura moradia da ‘ex’, Dr. Pêta foi ‘no’ Google, claro!!! “Tampa é a maior cidade no condado de Hillsborough!!! É a sede do Conselho e a terceira cidade mais populosa da Flórida!!! Está localizada na costa Oeste da Flórida, cerca de 200 quilômetros a noroeste de Miami, 100 quilômetros a leste de Orlando e 20 quilômetros a nordeste de St. Petersburg. A população da cidade representa aproximadamente um terço da população total de Hillsborough Country. A economia de Tampa assenta sobre uma base diversificada que inclui o turismo, agricultura, construção, finanças, saúde, governo, tecnologia, e o porto de Tampa. Contribuindo para o sucesso da comunidade, é a forma com que as empresas, governo municipal e os cidadãos trabalham juntos para fazer de Tampa um lugar melhor para viver!!!

E mais: “Uma das principais cidades da Costa Oeste da Flórida, Tampa tem mais a oferecer que as montanhas-russas e os safáris do Busch Gardens, atração mais conhecida pelos brasileiros que pegam as estradas de Orlando rumo ao oeste do estado!!! Com um ritmo menos agitado que o de Miami e mais compacta que Orlando, Tampa é fácil de explorar e merece ao menos dois dias de quem estiver programando uma viagem pela região!!! Um bom ponto para começar a explorar a cidade é Downtown, marca da importância econômica de Tampa na Flórida!!! Os modernos arranha-céus, quase todos envidraçados, são vistos de diversos pontos da cidade!!! Mas só chegando perto do centro é que se pode ver as torres mais importantes da região, na Universidade de Tampa!!! São seis, no total, imitando os minaretes de mesquitas, compondo com sete cúpulas um visual bastante diferente das tradições arquitetônicas da Flórida”!!! Pôxa, deu até vontade de ir morar lá!!! Hahahahahahahahahaha!!!

A propósito de Estados Unidos, lembra que Dr. Pêta falou sobre um hotel que uma ‘ex-política poderosa’ estaria adquirindo em Orlando???!!! Pois é…., diz que é verdade mesmo, e que o ‘dito-cujo’ fica perto da ‘International Drive’!!! E do outro lado da rua tem um outro hotel que teria sido comprado por um conhecido político brasiliense!!! Essa história de Estados Unidos ainda vai dar o que falar aqui no Colunaço!!! Anota aí!!!

PAGINA 2 [ COLUNACO ]-00000004

Tampa, a futura cidade e moradia da ‘ex’…, se não houver nenhum ‘imprevisto’!!!

Mistérios

Quem está comandando uma verdadeira ‘farra’ de pagamento de precatórios no estado, neste final de governo???!!! A propina tá correndo é solta!!!

Quem é a ex-gestora maranhense que está comprando (ou comprou) um hotel em Orlando (EUA), perto da International Drive, tendo como concorrente um hotel bem em frente, de um conhecido político brasiliense???!!!

Será que foi do ‘Tampinha’ a ideia da ‘ex’ ir morar em ‘Tampa’, terceira maior cidade da Flórida, depois de deixar o Maranhão???!!!

Por que ‘Fefé’ nunca mais apareceu no ‘tradicional’ mocotó dos sábados do ‘lava jato’ do posto Tiger, ali na Ponta da Areia???!!! Os freqüentadores estão sentindo falta do amigo, que ‘se escafedeu’ de lá desde que a mana não conseguiu eleger seu sucessor!!!

Quem é o deputado eleito, rebento de político tradicional do clã, que anda dizendo que vai ser independente e encabeçar o seu grupo como líder da oposição???!!! Como???!!! Primeiro, tem que ‘mostrar presença’!!! Só estudar na França não vai adiantar!!! Meu amigo, quando o sujeito não ‘leva jeito’, não tem França, não tem Sorbonne que adiante!!!

Qual é o alcaide de cidade próxima da terra natal do saudoso João do Vale, que, informado da gravidade do relatório das investigações da PF e MPF na sua gestão, deu ‘piti’ ao estilo ‘Priscila, rainha do deserto’, e agora haja lexotan para ‘pregar o olho’???!!! Pior que a ‘galera’ não perdoa, e tá chamando o ‘cabra’ de ‘Rainha do Mearim’!!!

Qual é o ex-candidato a senador, ‘metaleiro’, que manda e desmanda num sindicato de mestres da ‘Grande Ilha’???!!! E qual é a razão dessa força toda, hein???!!! Huuuuummm…, aí tem!!!

Quem será a presidente de entidade, recentemente condenada, que, mesmo ‘ficha suja’, quer vender a sede do sindicato, a sede social, e até já até levou uns dois portões para a sua mansão???!!! Essa, se vacilar, vai ‘raspar’ até as axilas da categoria!!!

Quem será a conselheira alimentar que pegou um ônibus errado, dormiu ‘cheia de fanta’ no coletivo e quando acordou pensava que estava no Rio de Janeiro com uma amiga???!!! Cristo!!!

Edivaldo fiscaliza conclusão de etapa de obras no São Cristóvão

Prefeito vistoriou a qualidade do pavimento aplicado e conversou com os moradores sobre o trabalho realizado.

O prefeito Edivaldo verificou, na manhã deste sábado (20), os serviços de conclusão da primeira etapa de requalificação urbana do bairro São Cristóvão. Na companhia dos secretários Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Severino Sales (Assuntos Parlamentares) e do vereador Francisco Chaguinhas (PSB), o prefeito vistoriou a qualidade do pavimento aplicado na Rua Fé em Deus e dialogou com os moradores sobre o trabalho realizado.

“Estamos mais uma vez no São Cristóvão averiguando o panorama do que já foi realizado, se está a contento do que a gente determinou e, principalmente, dos moradores”, disse o prefeito. Ele ressaltou que a iniciativa contempla uma das áreas mais deficientes da cidade devido às condições precárias de infraestrutura e a longa ausência de investimentos públicos no bairro e adjacências.

O prefeito falou ainda da importância do rigor na fiscalização para maior agilidade do trabalho. “Nossa presença aqui é constante, a diretriz que demos à nossa equipe foi rigor técnico e qualidade no que está sendo executado, portanto nossa meta é que tudo saia bem feito, conforme o desejo da população”, frisou.

O maquinário e a mão de obra utilizados são da própria Prefeitura, permitindo economia significativa ao Município. No sentido de garantir mais rapidez e otimizar o processo de pavimentação asfáltica, foi montada uma usina de asfalto, com exames em laboratório para garantir o controle tecnológico da qualidade do asfalto aplicado.

A Prefeitura vem cumprindo à risca o cronograma da megaoperação de recuperação asfáltica no bairro do São Cristóvão. Os trabalhos já contemplaram nove ruas e seis travessas, abrangendo a aplicação de nova camada asfáltica, com quatro centímetros de espessura, serviços de terraplanagem, correção de drenagem, construção e recuperação de sarjetas e meios-fios, além de sinalização e melhorias da iluminação pública.

Os serviços são executados com recursos próprios da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp). De acordo com o titular da pasta, Antônio Araújo, além da melhoria no sistema viário, o pacote de investimentos na região promoveu o aquecimento do comércio, a partir do incremento do número de pessoas que passaram a transitar na localidade, a dinamização no trânsito com novas alternativas de fluxo e a valorização comercial e residencial.

“Já podemos observar avanços significativos, por exemplo, os comerciantes nos relataram que as vendas foram impulsionadas com a recuperação das vias do bairro, aquecendo a economia local. De mais a mais, outro ponto é a questão do trânsito, as vias paralelas e perpendiculares que estavam subutilizadas, engessando o fluxo na Avenida Guajajaras, agora depois de recuperadas proporcionam alternativa de acesso rápido para toda a região”, ressaltou o secretário.

O secretário fez questão de frisar o conjunto da obra, que, segundo ele, não se resume à pavimentação asfáltica. “É uma ação de grande magnitude, que vai desde a dinamização da trafegabilidade das vias ao processo complementar de valorização de toda a área, do comércio e da parte residencial (passa a agregar valor), ou seja, é em linhas gerais um processo em cadeia”, explanou Antônio Araújo.

Ao longo do percurso, o prefeito Edivaldo recebeu acenos de aprovação dos motoristas que passavam pelas vias e foi saudado pela comunidade. “Estou satisfeita, nós vemos que não é algo mal feito, a começar pela espessura do asfalto e da drenagem que estão fazendo, não adianta jogar a camada e não fazer as intervenções complementares. No meu entender, o prefeito está trabalhando bem e nós moradores somos agradecidos a ele”, elogiou a dona de casa Helena Costa.

A segunda etapa da requalificação urbana do bairro São Cristóvão está prevista para a primeira semana útil de janeiro.

Paz presencia o que Dino já havia denunciado: Timbira está sucateada

robson (2)

O jornalista Robson Paz, futuro secretário de Comunicação do Governo do Estado, utilizou a rede social para devidamente esclarecer os fatos sobre a sua visita institucional feita, nesta semana, à Rádio Timbira.

No twitter, Paz reconheceu o esforço do gestor da emissora, entretanto constatou o sucateamento e a precariedade da Timbira, assunto já abordado pelo governador eleito Flávio Dino em entrevista.

“Sobre visita à Rádio Timbira: Uma coisa é reconhecer esforço e dedicação de um gestor para colocar uma emissora de rádio no ar…Outra é o sucateamento e abandono da Rádio Timbira promovido por sucessivos governos de Roseana Sarney”, afirmou Robson Paz, após verificar in loco a estrutura da emissora.

Em suma, Robson Paz pôde ver de perto o descaso do governo Roseana com a coisa pública e confirmar o que Flávio Dino já havia tratado na imprensa, a rádio Timbira está deteriorada e necessita urgentemente passar por uma reformulação.

Portanto, foi essa a verdadeira impressão de Robson Paz sobre a rádio Timbira, algo a mais ou qualquer outra declaração atribuída ao secretário não passa de invencionice da turma desesperada que não assimilou a perda do poder.

Marquinhos participa de caminhada pedindo paz

marquinhos (2)

O vereador de São Luís, Marquinhos participou, neste sábado, de uma grande caminhada Pela PAZ, na região do Turu.

A caminhada ‘Sou da PAZ’, que saiu do bairro da Divineia e ainda percorreu as ruas do Planalto Turu, reuniu um grande número de participantes, que foram às ruas clamar por paz e uma atitude enérgica das autoridades para conter o índice desenfreado de violência naquele bairro e adjacências.

A ação contou com o apoio da Prefeitura de São Luís, do grupo Ação e Renovação Popular e do vereador Marquinhos. “A gente reuniu a comunidade e os amigos e viemos as ruas pedir paz para que possamos viver melhor”, disse.

O ato pela paz envolveu todas as lideranças comunitárias e religiosas da região . O vereador Marquinhos apoiou o evento e parabenizou os seus idealizadores.

Presidente do TRE pede fim da corrupção e da agiotagem no MA

A operação Lava Jato e o combate à agiotagem no Maranhão foram dois temas fortemente defendidos nos dois discursos feitos durante a Diplomação dos Eleitos em Outubro de 2014. Com um discurso enfático pelo fim da corrupção, o desembargador Froes Sobrinho bateu forte em problemas de desvio de recursos públicos e denunciou a existência de agiotagem na política maranhense.

Froes Sobrinho endureceu o discurso do combate à corrupção, no momento em que o Maranhão é alvo nacional de denúncias de que ex-governadores e senadores do Maranhão estariam envolvidos no maior escândalo de corrupção nacional – o chamado “Petrolão”. A reforma política, que vem sendo exigida em todo o Brasil, também chegou ao discurso do presidente da Corte Eleitoral maranhense.

Para Froes Sobrinho, não é possível que a política continue a conviver com a corrupção, que além de carcomer os cofres públicos, também desacredita as instituições. “É preciso varrer a agiotagem do Maranhão”, defendeu.

A temática utilizada por Froes também foi encampada por Flávio Dino, que se pronunciou minutos antes contra a corrupção e em defesa da Reforma Política para evitar desvios de verbas públicas e garantir que os eleitos exercitem o poder para serem “servidores públicos”, promotores de serviços públicos de qualidade.

Os dois discursos, ao defender o fim do uso do poder para benefício próprio, foram aplaudidos pela plateia de mais de 1500 pessoas. Afinal, é o debate que toma conta de todas as rodas de conversa no Brasil e motivo das manifestações populares que eclodiram nas grandes cidades em junho de 2013. O Maranhão é o Brasil que clama por mudanças profundas.

Flávio Dino receberá Estado sucateado e cheio de armadilhas

Flávio Dino receberá Estado sucateado e cheio de armadilhas administrativas

Deu na IstoÉ

Depois de cinco décadas no poder, dinastia Sarney se despede de forma melancólica do Maranhão

JOSIE JERONIMO
ISTOÉ

Para evitar o constrangimento de entregar a faixa a seu arquirrival, Roseana Sarney renunciou ao cargo de governadora do Maranhão 20 dias antes do fim de seu mandato. O gesto amedrontado e deselegante é apenas uma parte do desastroso processo de transição maranhense. Orientada pelo pai, o ex-presidente José Sarney, que se despediu na quinta-feira (18) do Senado, Roseana deixou como herança para o sucessor, o governador eleito Flávio Dino (PC do B), um Estado endividado e cheio de armadilhas administrativas. “Ela deixou a confusão para trás e sumiu. Vou tomar posse no escuro”, afirmou o futuro governador, que se elegeu com a promessa de dar fim à dinastia de cinco décadas da família Sarney.

Dino ainda desconhece o tamanho do rombo. Só saberá ao certo no dia 1º quando tomar posse. Faltam informações sobre contratos, liberações de verbas a prefeituras e pagamentos de funcionários. O que é possível perceber, até agora, é estarrecedor.

Antes de sair, a governadora autorizou licenças que comprometem a segurança pública do Estado e interrompeu pagamentos no setor de Saúde, há duas décadas sem concursos públicos. “A dívida com os precatórios é gigantesca. Não sabemos o que vai ser pago e o que vai ficar para o próximo ano”, lamenta Dino.

O Estado vive dias de apreensão e paralisia, enquanto Roseana desfruta de férias nos Estados Unidos, depois de a Assembléia Legislativa autorizar uma pensão vitalícia de R$ 24 mil para ela.

Prefeitos aliados da ex-governadora e empreiteiros correm para a capital, em busca de notícias sobre o pagamento de convênios atrasados. Para agradar ao eleitorado, muitas obras foram entregues antes das eleições. Os prefeitos contavam com a liberação de pelo menos R$ 74 milhões em recursos do Estado e penduraram a conta com as empreiteiras. Mas os repasses ainda não vieram.

Agora, o governador em exercício precisa decidir se sangra ainda mais as contas do governo para honrar as dívidas de Roseana ou se cancela os convênios. Todas as opções são ruins para o novo governador. Se pagar, o Estado sofrerá mais um baque no caixa, que não está cobrindo nem mesmo as despesas com áreas cruciais como Saúde e Educação.

O calote dos convênios, por outro lado, acirrará a hostilidade política dos ex-aliados da família Sarney. “Sou vítima de uma sabotagem”, acusa Dino.

Os empresários amigos da família Sarney, no entanto, não foram abandonados por Roseana. Pelo contrário, estão muito bem aquinhoados. Antes de renunciar ao cargo, ela assinou renovação de contratos que só venceriam no decorrer de 2015. Para a surpresa do sucessor, as decisões saíram no “Diário Oficial” com 20 dias de atraso.

Mesmo sabendo que estaria fora do governo, Roseana deixou outra bomba para o governador eleito desarmar. Brindou um grupo de coronéis da Polícia Militar com um curso de “tecnologia em segurança pública” por dois anos, mesmo diante da explosão dos índices de violência no Maranhão. Inexplicavelmente, o curso com previsão para começar este mês acontecerá em outro Estado, o Rio Grande do Norte. A consultoria contratada para ministrar as aulas à cúpula da PM do Maranhão custará R$ 9 milhões aos já combalidos cofres do Estado.

Numa encruzilhada, Dino tenta ao menos adiar a data da viagem, para não ver a PM desfalcada às vésperas de assumir o mandato. Antes de renunciar, Roseana ainda tentou assinar um contrato de R$ 1,3 bilhão relativo à administração penitenciária, equivalente a 8% do orçamento total do Maranhão. Essa medida, no entanto, a nova administração conseguiu reverter.

Ao mesmo tempo que cria dificuldades para o novo governo, Roseana trabalhou para não deixar rastros sobre problemas de sua gestão. A sessão de pessoal do “Diário Oficial” já trouxe exoneração de 200 funcionários comissionados. Muitos deles nem sequer cumpriam o meio expediente de trabalho do governo e outros pertenciam à família da governadora e de seu marido, Jorge Murad. Ao deixar o Senado, na quinta-feira 18, Sarney nem enrubesceu a face ao dizer que deixava o Maranhão “na vanguarda” do país.

Fotos: Ailton de Freitas/Agência O Globo; Sérgio Lima/Folhapress; Adriano Machado/Agência Istoé

Sarney fez do Brasil puxadinho de sua biografia

Josias de Souza – Principal representante vivo da irracionalidade arcaica brasileira, José Sarney despediu-se do Senado e dos quase 60 anos de atividade política. Planejou a própria imolação com o esmero de um Napoleão se descoroando. Discursou por quase uma hora para um plenário ermo. Vangloriou-se o tempo todo, exceto num parágrafo, que reservou à autocrítica.

“Precisamos levar a sério o problema da reeleição, que precisa acabar, estabelecendo-se um mandato maior”, disse. “Até fazendo mea-culpa, de arrependimento, eu penso que é preciso proibir que os ex-presidentes ocupem qualquer cargo público, mesmo que seja cargo eletivo. […] Eu me arrependo, acho que foi um erro que eu fiz ter voltado, depois de presidente, à vida pública.”

A caída em si de Sarney foi extraordinária. Só não atingiu a plenitude da perfeição porque chegou com o atraso de uma vida. Ainda assim, trouxe uma dose de alívio. A alturas tantas, Sarney declarou-se grato “ao povo brasileiro”, que lhe deu “a oportunidade de ser presidente da República.” Como se sabe, não foi bem assim.

Depois de encher as praças na luta pelas eleições diretas, a Nova República viu subir ao poder, pela via indireta do Colégio Eleitoral, José Sarney, o vice mais versa da história, grande amigo da ditadura militar até seis meses antes. O povo brasileiro é inocente. Sarney deve sua presidência às conspirações do acaso e às bactérias que invadiram o organismo de Tancredo Neves atrás de encrenca.

Sarney foi um presidente da República precário. Governou mal tão bem que não teve condições políticas de indicar um nome para sucedê-lo. Seu aval cairia sobre qualquer candidatura como uma sentença de morte. Mas havia um grande número de brasileiros dispostos a lançar um olhar condescendente sobre sua ex-presidência.

A despeito de tudo o que houve de execrável na sua gestão, Sarney completara, aos trancos e barrancos, a transição da ditadura para a primeira eleição direta. Deu em Fernando Collor. Mas essa é outra história. O que impediu a reabilitação historiográfica foi a decisão de Sarney de continuar o seu destino de Sarney, candidatando-se a senador pelo Amapá.

Eleito, reeleito e re-reeleito, Sarney foi mais Sarney do que nunca. Presidiu o Senado quatro vezes. Estrelou o escândalo dos atos secretos. Deu emprego a uma sobrinha de sua mulher que morava em Campo Grande; deu um contracheque a uma sobrinha do genro que residia em Barcelona; alçou à folha do Estado um personagem (“Secreta”) que trabalhava como mordomo na casa da filha Roseana Sarney…

Não era o Amapá ou o país que tinha um senador. Era Sarney que tinha o Brasil. Sob FHC e Lula, foi brindado com pedaços do Estado. Sempre fez da administração pública o seu ápice existencial. Cavalgando-a, alcançou a prosperidade privada. Seu nome fundiu-se ao patrimonialismo. Sarney transformou o Brasil em puxadinho de sua próspera biografia.

Sarney quer ficar em Brasília

Sarney tem dito a amigos que continuará a morar em Brasília. É que no primeiro semestre deste ano , ele pretende dedicar-se a seu terceiro livro de memórias sobre a política.

O Globo

Página 1 de 67012345...102030...Última »