O pacote de obras da Prefeitura de São Luís tem transformado a realidade de moradores dos bairros da capital. Foi assim na noite desta segunda-feira (7), no Coroadinho, quando o prefeito Edivaldo, ao lado da primeira-dama Camila Holanda, entregou a reforma da Praça Nossa Senhora do Carmo e o trecho de 2km do Canal do Rio das Bicas.

O Canal do Rio das Bicas ajudará a pôr fim nos alagamentos que atingem o bairro e a obra da praça proporcionará lazer, esporte e bem-estar aos moradores. Na inauguração da obra, o prefeito Edivaldo ressaltou que, além destes benefícios, a Prefeitura também atua em outras frentes de trabalho no Polo Coroadinho. “Estamos com 30 km de asfalto e bloquetes aqui, ou seja, um volume de ações em grande proporção na região. Havia ruas que nunca tinham recebido pavimentação e agora estamos fazendo. Assim tem sido em todos os lugares, os moradores nos contam que seu bairro estava esquecido há mais de 20, 30 ou 40 anos”, relatou.

A reforma da Praça “Nossa Senhora do Carmo”, localizada na Avenida dos Africanos, no bairro do Coroadinho, e o canal do Rio das Bicas, são parte integrante de um conjunto de obras do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, realizado por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe). “Trata-se de um novo espaço para a prática de esporte, de convívio social para a comunidade se reunir, conversar, relaxar. É a primeira praça na cidade que conta com um sistema de energia solar. Também estamos entregando hoje uma parte do canal do Rio das Bicas, uma intervenção de saneamento que permitirá acabar com as inundações”, disse o prefeito Edivaldo.

O titular da Sempe, Gustavo Marques, lembrou que estas ações foram possíveis por conta da retomada do programa Bacia do Bacanga. “Isso só se tornou viável graças ao esforço e empenho do prefeito Edivaldo em buscar transformar a situação deste bairro por meio da retomada deste programa”, frisou Marques.

PRAÇA

A Praça Nossa Senhora do Carmo é uma das cinco praças que compõem o Parque do Rio das Bicas, e possui em sua estrutura uma quadra poliesportiva para a realização de jogos de futebol, vôlei e basquete, com toda estrutura de proteção feita por alambrado de metal. Um quiosque abrigará alguns comerciantes informais que já atuavam na área. A obra tem um total de 2.133 metros, nos quais os moradores da região poderão aproveitar para o lazer com toda sua família.

Além da quadra poliesportiva, a praça recebeu bancos, iluminação apropriada, mesa de jogos, estacionamento, além de uma área ao fundo que foi totalmente pavimentada e servirá para utilização de Food Trucks, uma modalidade de venda de lanche, em alta hoje, onde as pessoas levam seus carros de comida e realizam a venda nesses espaços. No trecho do canal do Rio das Bicas, foram construídos 2 km de galerias de concreto e implantação de microdrenagem, que ajudará a resolver transtornos de alagamentos, eliminando riscos à saúde e gerando qualidade de vida à população.

O presidente do Conselho das Entidades do Polo Coroadinho, Paulo Arte, parabenizou a obra da Prefeitura pelos investimentos na área. “Essa é uma luta de todos nós do bairro em que o prefeito, sem medir esforços, está concretizando”, comemorou.

Também estiveram presentes na entrega da praça os deputados Weverton Rocha e Fábio Macêdo, os vereadores Nato, Estevão Aragão, Beto Castro, Edmilson Jansen e Batista Matos (suplente), o presidente do Sinduscon, Fábio Nahuz, secretários municipais, lideranças comunitárias e integrantes do projeto ‘Resgatando Vidas’.