A Prefeitura de São Luís entregará, ainda neste semestre, os canais do Portinho e do Cohatrac, beneficiando mais de 250 mil pessoas. As duas importantes obras estruturantes darão solução definitiva a históricos problemas de alagamentos verificados nestes dois bairros durante o período chuvoso na capital. Os serviços, executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estão sendo finalizados para proporcionar à população melhorias significativas nas áreas do saneamento, saúde, comércio e mobilidade urbana.

Na manhã desta segunda-feira (29), a equipe de trabalho se concentraram no trabalho de confecção e colocação das peças pré-moldados de concreto que compõem o sistema de drenagem do Canal do Portinho.

Segundo o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, o Canal do Portinho está com 70% das obras concluídas e o Canal do Cohatrac está na fase de arremante final com aproximadamente 99% das obras concluídas. Araújo destacou o grande impacto social e econômico para a cidade resultante da construção dos dois canais, que integram as ações planejadas pelo prefeito Edivaldo.

“As duas regiões serão beneficiadas com uma nova paisagem urbana. Locais antes degradados serão urbanizados e contarão com sistema de drenagem eficiente para acabar com os alagamentos recorrentes e com o esgoto a céu aberto, evitando, assim, a proliferação de doenças, além de melhorar a mobilidade urbana e propiciar novas perspectivas para os comerciantes das áreas diretamente beneficiadas pelo projeto”, frisou o secretário.

A obra do Canal do Portinho está no estágio de instalação de aduelas, que são peças pré-moldadas pelas quais ocorrerá o escoamento da água pluvial. Ao todo, serão implantadas cerca de 600 peças desse tipo, tendo cada uma delas três metros de largura. Com a finalização do serviço, o canal estará pronto para receber os serviços de urbanização e, em seguida, será entregue à população.

O Canal do Portinho vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas diretamente afetadas pelas inundações que ocorrem no local, entre elas, moradores e comerciantes da área do Mercado Central e Portinho, e do Centro. A obra tem uma extensão de 360 metros, tendo 2m de profundidade e 6m de largura. A construção do canal conta com o apoio do governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).

APROVAÇÃO

A dona de casa Terezinha de Jesus Marques da Silva, 50 anos, moradora da região do Portinho há mais de 20 anos, testemunha que os problemas que sempre afligiram sua família terão fim agora, com a conclusão do Canal do Portinho. “Teremos mais tranquilidade agora quando chover. A enxurrada provocava muitos transtornos às casas, aos carros, porque não tinha para onde a água escoar”, disse ela.

Já a comerciante ambulante Lindalva Gomes Viana, 34 anos, destaca a mudança no aspecto urbanístico na área do Portinho. “Não só a obra de drenagem, mas muitos serviços realizados aqui, inclusive a Praça do Pescador, deixaram nosso bairro bem mais bonito”, comentou.

CANAL DO COHATRAC

O Canal do Cohatrac, outra importante obra executada pela Prefeitura de São Luís, também resolverá problemas de inundações. A construção na área do polo Cohab já está quase concluida com 99% dos serviços concluídos. A Prefeitura desenvolve os serviços de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística.

Pertencente ao conjunto de intervenções orientadas pelo prefeito Edivaldo, a construção do Canal do Cohatrac faz parte da estratégia de ampliação do sistema de drenagem urbana da capital maranhense, que garantirá eficiência dos serviços de saneamento básico e qualidade de vida aos moradores de São Luís.

O canal tem 1.920 metros, dimensionados a partir do bairro Planalto Anil II até a Estrada da Maioba. A Com a conclusão do Canal do Cohatrac, serão beneficiados diretamente cerca 150 mil moradores das regiões do Cohatrac, Cohab, Jardim das Margaridas, Parque Aurora, Vila Casaca, Planalto Cohab, Forquilha e Maioba.