DRENAGEM LINFÁTICA

No desespero para perder uns centímetros aqui, outros ali, algumas mulheres acabam optando por tratamentos errados ou caem nas mãos de profissionais de má fé. A fisioterapeuta dermato-funcional Juliana Borges esclareceu alguns pontos interessantes:

Como funciona a drenagem linfática e para que serve?

“A drenagem linfática manual é uma massagem feita por meio da pressão das mãos com manobras específicas para estimular o sistema linfático. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a drenagem linfática não promove a perda de gordura. Ela apenas ajuda a drenar líquidos excedentes. Ela é indicada para pessoas que retêm muito líquido e ficam constantemente inchadas.”

 A drenagem linfática ajuda a reduzir medidas? E funciona contra celulite?

“Não podemos dizer que a drenagem linfática diminui medidas para todo mundo. Depende muito de quão inchada está a paciente. Se há muita gordura, porém pouco líquido retido, a diminuição de medidas é irrelevante. Se a retenção de líquidos é grande, é possível que a pessoa fique mais fina após algumas sessões. Em relação à celulite, um dos fatores envolvidos é a retenção de líquidos no tecido subcutâneo. Portanto, a drenagem linfática pode auxiliar, mas deve ser associada a outros tratamentos.”

Algumas pessoas fazem drenagem linfática com auxílio de um copo. É indicado?

“De jeito nenhum. Se a profissional vier com um copo, interrompa a sessão na hora. Existe um aparelho especial que pode ajudar na drenagem, promovendo um vácuo no local. Mas copo, nunca.”

Que profissionais podem fazer drenagem linfática?

“De acordo com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), a técnica de DLM (drenagem linfática manual) só pode ser realizada por fisioterapeutas. Antes de realizar a sessão, confirme que o profissional em questão é fisioterapeuta.”

Mais informações pelo site: http://www.fisiodermeonline.com.br

Fonte: Meme do Yahoo

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

21 respostas a DRENAGEM LINFÁTICA

  1. Não entendo nada desse negócio de massagem linfática. O que eu entendo mesmo é que você é uma loura falsa muito “fôfa”! Gatíssima! E eu acho que te conheço. Seria de Presidente Dutra? Beijos, gata.

  2. Márcia disse:

    Fisioterapeutas são os únicos aptos a realizar drenagem?
    Fisioterapia é um trabalho de reabilitação.
    Vomos ter um pouco mais de ética?
    Drenagem é massagem, mãos, massoterapia. Um profissional de massagem se forma em um curso técnico de 400 horas onde tem aulas de anatomia o sufuciente para realizar o trabalho de drenagem. De nada adianta entender de anatomia e fisiologia e nao ter ética. Massoterapia é uma matéria que nao tem na faculdade e portanto, se um profissional fisioterapeuta não faz o curso de massoterapia de 400 horas ele não é apto a realizar drenagem. Drenagem não é apenas ter conhecimento de anatomia e fisiologia. Drenagem ou a massagem vai muito além disso.
    Existem ótimos profissionais massoterapeutas que trabalham com seriedade e que se preocupam com o ser humano.
    Ética, respeito, dedicação, amor e valor a vida, é assim que trabalham os profissionais massoterapeutas.
    Vomos ter um pouco de ética e fazer cada um o seu trabalho dentro da área que lhe cabe.

  3. Andressa disse:

    É lamentável quando dizem que somente os profissionais fisioteraeutas podem realizar drenagem. Qualquer profissional que tenha estudado anatomia, fisiologia e fisiopatologia está habilitado a aprender e posteriormente realizar as manobras de Drenagem Linfática. Vamos ter mas ética profissional.
    Em primeiro lugar a drenagem não cabe na profissão fisioterapeuta porque não tem essa matéria na faculdade.
    A profissão de massoterapeuta e esteticista é protegida por Lei Federal. É uma profissão reconhecida.
    O curso técnico de massoterapia de 400 horas dá um ótimo preparo para o profissional massoterapeuta.
    No curso técnico tem matéria de fisiologia e anatomia sufuciente para um profissinal atuar na área de drenagem.
    A profissão de massoterapeuta é uma das mais antigas que existe.

  4. Naria disse:

    Linda!!!! procure ver na graduaação da fisioterapia, temos uma materia no 2° ano chamada massoterapia sabia?! com provas práticas e orais e escritas…alias, vc sabe drenar uma pacte. que fez uma ressecção total de mama que apresente edema de membro superio pela retirada dos ganglios axililares?! e outras doenças de circulação?! A drenagem para fisioterapeutas e muito mais do que massagem. Vc costuma verificar a pressão arterial de suas clientes antes de fazer drenagem?! faz annamense?! ou seja drenagem é um tratamento.
    O Crefito esta correto em fiscalizar…. Mais informações pelo site: http://www.fisiodermeonline.com.br

  5. Andressa disse:

    Querida Naria,
    nem todas as faculdades tem a matéria massagem na grade curricular.
    E todos os fisioterapeutas se dizem aptos para fazer drenagem.

    COISAS QUE ME IRRITAM
    Acho que tem espaço para todos e não é preciso pisar numa classe para se beneficiar de um trabalho. Eu me irrito com coisas que leio do tipo “somente o fisioterapeuta é treinado para fazer drenagem”. Fisiotrapeutas e profissionais com conhecimento em anatomia e fisiologia como os esteticistas e massoterapeutas. O curso de massoterapia é reconhecido por lei federal N°3968 de outubro de 1961 e engloba várias técnicas entre elas drenagem linfática manual. Procure se informar.
    No meu trabalho faço aquilo que foi ensinado que eu poderia fazer e respeito as coisas que não me cabem. Drenar uma pacte como você diz acima não cabe no meu trabalho. Ressecção total de mama é um procedimento no caso de câncer não é mesmo amiga? Não atendo pacientes com histórico de câncer. Assim como tem coisas que um fisioterapeuta tem conhecimento, e respeito isso, tem coisas que um terapeuta corporal tem conhecimento e outros profissionais não tem. Você sabe trabalhar com a leitura dos meridiandos? Sabe fazer drenagem sobre os pontos do shiatsu e acupuntura? Sabe fazer a leitura corporal da Bioenergética? Sabe sobre o Reiki e quantos são os chakras no corpo humano?
    Todos os meus pacientes tem fixa de annamenese onde é anotado sobre a história de saúde e doenças, do tempo de infância a vida adulta, e de todos é verificado a pressão arterial porque foi assim que aprendi no meu curso. Aprendi também que certos casos eu deveria atender somente com autorização do médico e outros somente com prescrição médica. Casos que não me cabem eu encaminho para outro profissional. Aprendi muito bem o que posso ou não atender. Aprendi que não deveria colocar minha profissão em risco por causa de alguns “trocados”.
    Trabalho com seriedade amiga, fiz cursos sérios com professores sérios em escolas sérias onde tive aulas de anatomia e fisiologia e todas as contra indicações de uma drenagem.
    No mais querida, tenho uma clínica nas mãos (liberada pela ANVISA) e tenho responsabilidade.
    Não atendo estética, atendo saúde e qualidade de vida.
    Não tenho nada contra o trabalho dos fisioterapeutas, apenas fico indignada com alguns textos e comentários contra a minha classe. Apenas façam o trabalho de vocês sem atingir os outos.
    Outro dia eu li que as pessoas correm risco de vida ao fazer drenagem com um massoterapeuta ou esteticista. Como vocês acham que fica a nossa imagem diante disso? Bons e maus profissionais existem em todas as áreas.
    Quer dizer então que, quem tem diploma superior pode matar? Eu nunca ouvi de uma pessoa chegar a morrer depois de uma drenagem.
    Já não posso dizer o mesmo dos casos de morte em lipoaspiração que é feita por médico.

    Fico indignada porque sei o quanto estudei no curso, em livros e pesquizas porque não tenho um dilpoma de curso superior na parede para me defender. Fico indignada porque agora estão querendo rasgar o meu diploma com coisas do tipo, “fisioterapeutas são os únicos aptos a fazer drenagem”.
    Não tem nada que impede um massoterapeuta ou esteticista de fazer drenagem.
    CREFITO não é um órgão que pode fiscalizar os esteticistas e massoterapeutas.
    Quem está autorizado a nos fiscalizar é ANVISA.

    Assim como a categoria dos fisioterapeutas teve que lutar para chegar a ser curso superior, nós também estamos nessa luta e vomos conseguir graças ao esforço, trabalho e seriedade da maioria dos profissionais da nossa classe.

    Peço desculpas aos leitores pela minha indignação!

  6. Andressa disse:

    Querida Naria,

    tem mais, a formação de terapias Holísticas e corporais nos dá um conhecimento profundo do ser humado e sobre todas as doenças. Quando um paciente chega até mim, é investigado toda a vida dele e histórico familiar. Na terapia Holística tratamos o ser humano com seriedade, tratamento humano de verdade. Consultas de 1h a 1:30h.
    Se é para fazer perguntas sobre conhecimento disso ou daquilo, eu também tenho muitas perguntas a fazer. Você sabe como as emoções agem no organismo? Sabe qual é a emoção que leva a pessoa a ter problema no sistema linfático? Qual é o floral que ela pode tomar para auxiliar? Porque algumas pessoas tem edemas e problemas de circulação, qual é a emoção que leva ter certa doença? Quais os pontos de shiatsu a ser trabalhado que auxilia o sistema linfático? Qual o meridiano a ser trabalhado?Qual é a emoção que leva a pessoa a ter câncer? E qual o floral e a terapia corporal para liberar a emoção?
    Sabe sobre Bioenergética? Sabe ler o corpo humano? Quais os traumas que ele passou na vida e como isso interfere na saúde? Sabe como se trabalha com isso liberando emoções que em certos casos se formam no útero materno? Nos primeiros anos da infância e na adolecência e que fica guardado no corpo e no inconsiente.
    Visão do ser humano corpo, mente e espírito, escutar o paciente, escutar o corpo.
    Você sabe escutar o corpo do paciente? Sabia que o corpo fala? Sabia que cada movimento do intestino na hora da drenagem significa algo? Uma emoção? Sabe quais as emoções que guardamos no intestino?
    E assim eu poderia ficar fazendo perguntas e mais perguntas.

    Querida, você tem os teus conhecimentos, eu tenho os meus.

  7. Andressa disse:

    Querida Naria,
    alguns profissionais tem que parar de achar que cursos técnicos não tem preparo.
    Que culpa nós temos se tem toda uma dificuldade e um longo caminho e luta, para uma profissão chegar a ser reconhecida. Estamos nos preparando, os cursos técnicos já estão a nível de faculdade.
    Algumas pessoas acham que não estudamos sobre as doenças, estudamos sim.
    Acham que não aprendemos sobre as contra indicações de uma drenagem linfática.
    Estudamos muito, cuidamos muito no trabalho porque qualquer coisa que venha acontecer com um paciente nas nossas mãos, a culpa é do massoterapeuta porque não temos um diploma superior na parede para nos defender. Já com outros profissionais não acontece o mesmo, se der um problema ou até mesmo um caso de óbito, o diploma diz que ele estudou e estava preparado. Foi fatalidade é o que eu mais ouço.
    Outro dia eu li que uma paciente morreu no Rio de Janeiro numa sessão de carboxiterapia, a clínica não estava legalizada e as autoridades disseram que foi uma “fatalidade”, isso porque os profissionais tinham diploma superior na parede.
    Eu chamo isso de irresponsabilidade.

    Eu tenho mais perguntas;
    você sabe Naria o quanto a Terapia Reiki pode auxiliar um paciente?
    Você sabe num caso de edemas, problemas no sistema linfático, qual é o chakra a ser trabalhado?
    Atendo alguns casos de pós-operatório, como já disse, não atendo pós-operatório de câncer com drenagem, mas tem outros trabalhos que se pode fazer.
    Por exemplo, cuidar da emoção que levou o paciente a ter câncer para que no futuro não volte a sofrer com o mesmo problema.
    Atendo pós lipo em sessões de até duas horas porque é esse tempo que é preciso para se fazer uma boa drenagem manual pós cirugia de lipo. É preciso muito cuidado e atenção sobre cada parte do corpo que foi machucada, (eu chamo de mutilação).
    Porque cuidado especial? Para não formar fibroses. Uma drenagem feita de maneira “fria” sem cuidados especiais leva a paciente a ter fibrose.
    Os vasos linfáticos da região lipada são destruídos, a pele é toda descolada e isso leva um bom tempo para recuperar. Jamais um paciente pode sentir dor numa drenagem pós-operátorio, imagina, forçar a mão num local que está todo destruído. É preciso muita habilidade e cuidado para esses casos. Nos casos de pós-operatório nada de aparelhos, os aparelhos são uma invenção para fins de lucros financeiros. Nada substitui o toque humano. A máquina jamais fará a trabalho melhor do que o ser humano. Máquina é “frio”, mão é humano. Calor, amor, respeito.
    Também quero lhe perguntar Naria, se você sabe tratar emocionalmente um pós-operatório, todas as mulheres que eu atendo passam por uma depressão depois do procedimento de lipo. Sabe porque? Porque não é um cirugião que traz felicidade, a felicidade está dentro de cada um e o trabalho de aceitação e beleza começa por dentro, na alma e não em uma cirugia.
    É preciso então ajudar essa paciente para que ela não volte a se mutilar.
    A mutilação acontece pela falta de amor próprio porque se você se ama, não se mutila e nem “apodrece” com um câncer.
    Também tem os casos de abdominoplastia, sabe o que acontece com o corpo alguns anos após? Sabe o que essa cirugia causa no corpo da mulher? sabe tratar disso? Toda cicratiz forma um bloqueio energético no corpo. Com o passar dos anos a parte superior do corpo aumenta e a parte inferior, pernas e bumbum diminuem. Fica aquele corpo todo desproporcinal.
    Existem vários trabalhos Bioenergéticos para melhorar isso, você sabe quais são?
    Todas as doenças, a maioria estão no emocional, não dá para tratar um paciente sem cuidar da parte emocional e espiritual. O corpo físico é apenas uma casca que carrega o espírito. Não tem como separar o físico do espiritual e emocional. Isso caminha junto. A ciência não reconhece o espírito. Sabe porque?
    Porque somos mantidos prisioneiros. Não reconhecer que somos espíritos é uma maneira que encontraram para nos manter nessa prisão.
    Algumas doenças são de situação externa, mas até uma simples gripe pode ter suas causas no emocional.
    E as doenças são um processo natural de cura do nosso organismo, as doenças são a própria cura. E as pessoas não entendem isso. Quando um corpo adoece, está pedindo mudanças. Mudança de pensamentos, mudanças internas e mudanças de hábitos.
    A ciência reconhece o corpo físico e sua função. As doenças no físico. Só que quando a doença se istala no físico, há tempo já está no espírito.
    O Reiki cuida disso, recuperar um corpo doente, cuidar e curar o espírito para que as doenças não se instalem mais no físico.
    As terapias Holísticas também sofrem agressões por parte da ciência porque tratamos o paciente sem remédios. Imagina se todos as pessoas se descobrissem e descobrissem que a cura vem de dentro. O que aconteceria com os laboratórios e a fortuna que faturam?
    Alguém ai já parou para pensar quanta gente se beneficia com os doentes? Quanto dinheiro rola por de trás disso?
    Alguém já parou para pensar o que contém nos remédios?
    Porque o antibiótico tem o nome de (anti-bio) anti vida?

    Respeito a medicina convencial, mas não faço uso dela.
    Sou livre para me tratar da maneira que me convém. Como também cada um o é.
    A cura pra mim, vem de dentro, curando o espírito o físico não adoece.
    Até um acidente tem suas razões no emocional. A pessoa está com o interno tão afetado que se “explode” para liberar.

    Na visão Holística é assim. Tratar o ser como um todo. Nada do que está no físico, nem um simples endema, tem suas causas somente no físico. E o tratamento tem resultado surpreendente tratando além daquilo que está no físico.

    Você sabe querida Naria, porque as pessoas sobrem de ansiedade e obesidade? Qual é a emoção ou trauma a ser tratado para mudar isso? Gordura é uma capa, capa de proteção. Quem tem gordura no corpo tem medo, se protege. O medo é a emoção a se tratar em caso de obesidade.
    Onde se formou esse medo? As vezes já no útero materno com situações que a mãe passou ou em tentativas de aborto. O feto sabe quando estão querendo “matar” ele, nesses casos ele se protege. E se sobrevive ao aborto passa a vida se protegendo. Na Bioenergética existem trabalhos para regredir ao útero e curar o medo.

    Esse é o meu trabalho. Essa a minha visão. Sou formada em massoterapia, Shiatsu, Reiki, Bioenergética, terapia Reencarnacionista, Massagem Biodinâmica e Linfo-Energia técnica de Dominique Jacquemay, a drenagem sobre os meriados e pontos da Acupuntura e Shiatsu. Leitura da medicina milenar Oriental.

  8. Andressa disse:

    Há! Esqueci amiga Naria, da minha formação em terapia floral.
    Dr. Ewvard Bach, o pai dos florais sofreu forte pressão dos laboratórios quando deixou de pesquisar vacinas para se dedicar aos florais. Bach largou a medicina ortodoxa para estudar as flores. “Acompreenção de onde estamos errando e o esforço sincero para corrigir a falha levam não apenas a uma vida de alegria e paz, como também à saúde”. Lindas palavras do Dr. Bach.
    Wilhelm Reich também sofreu as consequências de praticar a medicina mais natural. Foi preso e teve seu material de pesquiza destruído. Algumas pessoas acreditam que ele foi morto na prisão. Reich além de tratar seu pacientes com exercícios bioenergéticos e respiração e ainda sonorização das emoções, ele inventou a caixa orgônica feita de material simples e natural. Metal, algodão vegetal e madeira. Os pacientes com câncer eram colocados por alguns minutos nessa caixa e no decorrer do tratamento o tumor desaparecia. Isso incomodava os donos de laboratórios. A caixa não trazia lucros. Curava as pessoas sem remédio. A caixa orgônica é um acumulador de energia vital. A energia da vida que está em tudo que respira no planeta. Depois da energia acumulada na caixa, é destribuida pelo corpo desorganizado. A cura sem agressão da quimioterapia que mata as células doentes e as saudáveis.
    A caixa é usada na regeneração e reprodução de células, renovando orgãos e tecidos. Por ser um acumulador de energia, acelera a recuperação da saúde e aumenta a imunidade, tornando as pessoa resistente a microorganismos.
    Wilhelm Reich infelizmente não consegui terminar suas pesquizas. Mas seu trabalho, aquilo que ele deixou, segue.
    Outro médico que sofre as consequências por querer tratar as pessoas de uma forma mais natural é o Dr, Luiz Moura que teve seu diploma de médico caçado por defender a Auto-Emoterapia. Que é a retirada do sangue da veia da pessoa e injetado no músculo da mesma. O custo da terapia é de uma seringa. Imagina se os laboratórios vão se contentar com isso. E tem mais, a Auto-Emoterapia cura muitas doenças e aumenta a imunidade da pessoa. Isso não é lucro, pessoas saudáveis não é lucro para os laboratórios e planos de saúde. (Você não tem um plano se saúde, você tem um plano de doença!) Entre vários depoimentos de cura da Auto-Emoterapia quero deixar um aqui, http://www.recantosdasletras.com.br/artigos/387723

    É por isso que a nossa profissão também é tão condenada. Porque não receitamos remédios. Não estamos contribuindo com a máfia farmacêutica. E quem está por traz de tudo isso sabe muito bem que tratamos a causa e não a doença. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas encontrem mais saúde. Quem está por traz disso sabe que tratamos as causas mentais e espirituais que são o motivo das doenças se instalarem no físico.
    É por isso que somos agredidos e chamados de incompetentes e as vezes de charlatões.
    É por saber que nunca vomos receitar remédio que condenam nossa profissão.

    Peço desculpas ao site e aos leitores. Escrevo sobre minha indignação sobre tudo o que vejo por ai contra a nossa profissão e por ser chamada de imcompetente por uma colega sem ética!

  9. Andressa disse:

    Só uma correção do texto acima, Auto-Hemoterapia com H

  10. Simone disse:

    Oi gente,
    Estava procurando algumas imagens de drenagem e acabei caindo nesse blog, e vi os comentários!
    Sou fisioterapeuta, e peço calma!!!kkkkk!!!
    Vamos dar ênfase na saúde em primeiro lugar!Pelo que entendi, minha colega fisioterapeuta não ficou indignada com a atuação da drenagem por massoterapeutas e esteticistas, mas por outras pessoas que não estudaram o básico, só sabem aplicar a técnica e assim o fazem….não é?
    Mas calma, sem estresse!
    Particularmente aplico a drenagem linfática voltado pra tratamento pós mastectomia, e em gestantes!Ai sim acho que é necessário o fisioterapeuta!
    Uma boa tarde pra vcs, e vamos exercer nosso trabalho da melhor maneira possível!

  11. Simone disse:

    Aliás, ao contrário do que disse uma de nossas colegas, o fisioterapeuta não atua só na reabilitação, mas na prevenção e promoção de saúde tbm!

  12. andrea disse:

    UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUI …ARRASOU ANDRESSA

  13. Renato disse:

    Somente fisio pode fazer drenagem? sonha querida, faz bem à saúde. rs

    Drenagem linfática manual é especialidade da massoterapia, sempre foi.

    Desafio qualquer fisio a me denunciar. Nada devo para o conselho federal de fisioterapia, as resoluções abusivas que criam para nada servem, a não ser para inflar o ego.

    Mas como a massoterapia, acupuntura e a estética andam sendo mais procurados e gerando um retorno MUITO maior, o jeito é partir para o desespero e apelar, ao invés de cuidar de melhorar o próprio nível do serviço prestado; coisa de brasileiro mesmo, tentar tomar o que pertence a outros.

    Gritaram de forma arrogante reivindicando a quiropraxia, e perderam, já que hoje é profissão distinta com bacharelado.

    Criaram a dermato funcional e afirmaram que faziam tudo melhor do que as esteticistas, e hoje a Estética é regulamentada, com curso tecnólogo e bacharelado, isto é, inventaram uma “fisioterapia estética”(?) À TOA, pois fisio está proibido de participar de cursos ministrados para esteticistas.

    Hoje estão amargando o fruto da própria boca arrogante.

    Quem pode realizar a drenagem linfática: MASSOTERAPEUTAS & ESTETICISTAS, fato, quer gostem ou não. Nem conselho ou fisio pode fazer coisa alguma, a não ser reclamar.

    “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”
    Provérbios 16:18

  14. Renato disse:

    Teve fisio que perguntou se massoterapeuta faz anamnese, verifica pressão arterial… só rindo mesmo…rs fazemos sim, mesmo quando realizamos outros tipos de tratamento, não paenas com dreangem. Tem fisioterapeuta que acha que somos de outro planeta, ou que frequentamos mais de mil horas em curso técnico para brincar de médico. rsrs

  15. disse:

    O Conselho de Fisioterapia não pode dizer (e duvido que disse) que a prática de drenagem linfática é restrita aos fisioterapeutas. O que o Conselho de Fisioterapia diz, refere-se SOMENTE, aos fisioterapeutas e ninguém a mais. O CREFITO não pode delegar atribuições de outras profissões que não fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, muito menos lhes negar alguma atuação. Quem faz isso são os próprios Conselho de classe.

    Portanto: A Drenagem Linfática pode ser realizada por profissional de saúde, com devida formação na área, seja ele massoterapeuta, enfermeiro, biomédico, fisioterapeuta, médico..
    A maioria das grades curriculares de fisioterapia nem tem a disciplina de DLM para um fisio, sem curso extra, realizá-la.

  16. Jamaica Pinto disse:

    Boa noite. Só mais uma observação: Há 2 cadeiras de Massoterapia dentro do Curso de Graduação Tecnológica em Estética e Cosmética, ou seja, esteticista está mais que apta a realizar o procedimento da drenagem linfática :) Queridas colegas de profissão, o mercado está ai para todas nós (Profissionais) que desempenhamos nossas funções com: Amor, competência e responsabilidade.

  17. Andressa disse:

    Desculpe-me os fisioterapeutas mas outros profissionais também podem fazer drenagem linfática em gestantes. E muito melhor e com mais responsabilidade e competência!!
    Gravidez não é doença!! Conheço fisioterapeutas que confiam tanto em seu diploma pendurado na parede que não pedem autorização do obstetra para a paciente.
    Quando peço para as minhas pacientes gestantes para me trazer autorização do obstetra o médico fica impressionado porque são raros os profissionais que pedem.
    Não importa se o profissional que vai atender a gestante é fisioterapeuta. Gestante tem que apresentar autorização do médico para fazer drenagem!!

  18. Andressa disse:

    Definição de Fisioterapia
    É uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas. Fundamenta suas ações em mecanismos terapêuticos próprios, sistematizados pelos estudos da Biologia, das ciências morfológicas, das ciências fisiológicas, das patologias, da bioquímica, da biofísica, da biomecânica, da cinesia, da sinergia funcional, e da cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano e as disciplinas comportamentais e sociais.

    Fisioterapeuta

    Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado à construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais (Diagnóstico Cinesiológico Funcional), a prescrição das condutas fisioterapêuticas, a sua ordenação e indução no paciente bem como, o acompanhamento da evolução do quadro clínico funcional e as condições para alta do serviço.

    Tem algo a ver com drenagem linfática manual?????????????????
    Drenagem linfática não faz parte da grade curricular de fisioterapia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>