São Luís - MA Nublado e Pancadas de Chuva 24°C 30°C

Programa Senac de Gratuidade abre inscrições em São Luís

Estão abertas as inscrições em cursos lançados em mais um edital do Programa Senac de Gratuidade, que vem qualificando milhares de maranhenses desde 2009, ano de sua criação. Desta vez, os interessados nos cursos de Salgadeiro, Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Organizador de Eventos, Copeiro e Camareira em Meios de Hospedagem já podem se inscrever na página do PSG (www.ma.senac.br/psg).

Ao todo, estão sendo oferecidas 150 vagas em cursos que possuem cargas horárias que variam entre 160h e 200h. As turmas de Auxiliar de Cozinha, Recepcionista em Meios de Hospedagem e Copeiro serão realizadas no turno matutino, e os cursos de Salgadeiro, Organizador de Eventos e Camareira em Meios de Hospedagem, no turno vespertino.

As inscrições devem ser feitas até o dia 05 de abril. Vale ressaltar que o critério para a seleção e posterior ingresso no curso será feito por ordem de inscrição de acordo com edital disponível na página do PSG. O candidato classificado será convocado para matrícula de acordo o número de vagas na turma do curso e no turno definido em sua inscrição.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 07 de abril, por meio de listagens nominais, organizadas por curso e turno, e serão disponibilizadas para consulta na página do Programa e nos murais dos locais aonde os cursos serão realizados (Auditório da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR; Prédio Orlando Araújo – SALA 20; e Restaurante Escola Senac – SALA 103). Para maiores informações, basta entrar em contato através dos telefones 3198-1515 ou 3198-1100.

IEL – Inova Talentos abre seleção para bolsista CNPq no Maranhão

Podem se candidatar profissionais graduados na área de Engenharia Elétrica

 

São Luís – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA) está selecionando bolsista para o Inova Talentos, programa que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. O período para inscrição é de 23 de março a 23 de abril.

A iniciativa é oriunda de uma parceria entre o IEL Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para desenvolver projetos de inovação no ambiente das empresas e ofertar aos futuros talentos vivência e melhor atuação no mercado.

Para o superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, o Inova Talentos é uma oportunidade única para os profissionais iniciarem suas carreiras em uma empresa estruturada que valoriza o capital humano, a competitividade e a inovação.

Vaga – No Maranhão, podem se candidatar profissionais graduados na área de Engenharia Elétrica, com até cinco anos de titulação e experiência em Eletrônica.

Para participar, é preciso acessar o site do Inova Talentos (www.inovatalentos.com.br) e clicar no menu Vagas. Após escolher o estado e a área de atuação, o candidato deverá preencher o formulário online, anexar o Currículo Lattes e, ao final da inscrição, responder ao desafio proposto.

Os selecionados ainda serão submetidos às etapas de dinâmica de grupo, entrevista e testes psicológicos, realizados na sede do IEL-MA, localizado no 1º andar da Casa da Indústria Albano Franco, próximo ao retorno da Cohama.

O valor da bolsa é de R$ 2.500,00 e o profissional atuará em um projeto de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), onde terá acesso a cursos de capacitação na modalidade Ensino a Distância (EAD), da Universidade de Harvard (EUA).

Para mais detalhes, basta entrar em contato com o IEL Maranhão pelo telefone (98) 32121808, pelo e-mail[email protected] ou acessar o Portal do Inova Talentos.

SEJAP faz seletivo para segurança penitenciária

 

Na próxima terça-feira (17) iniciam as inscrições para o processo seletivo de contratação temporária para cadastro de reserva de auxiliar de segurança penitenciária. O edital foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (13) e poderá ser acessado a partir da próxima segunda-feira (16). A primeira etapa do seletivo será direcionada para o município de Rosário e até o dia 19 o candidato poderá se inscrever pelo site www.sejap.ma.gov.br. Em etapas seguintes, os seletivos serão direcionados a outras cidades que prestem serviços carcerários.

A partir do cadastro, serão selecionados cerca de 20 candidatos, conforme necessidade e conveniência do órgão para o município de Rosário. Para participar do processo seletivo, o interessado precisa ter ensino médio completo, mais de 18 anos e comprovar experiência no sistema prisional. O aprovado exercerá funções de guarda e vigilância dos presídios, auxiliando diretamente no deslocamento interno dos detentos.

(fonte: ascom SEJAP)

Fundação Volkswagen abriu inscrições para projetos comunitários

A Fundação Volkswagen, que coordena há 35 anos os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, acaba de abrir o período de inscrições, que segue até 10 de abril, para a 8ª edição do concurso anual “Volkswagen na Comunidade” por meio do site (www.vwnacomunidade.com.br). O concurso oferece prêmios em dinheiro para os melhores projetos sociais inscritos, sendo que a quantia recebida deve ser utilizada em ações de transformação social. Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” oferecerá um prêmio a mais do que na edição passada: agora serão 11 projetos sociais contemplados. Além do prêmio em dinheiro, os vencedores e também os finalistas ganham curso de gestão para melhor administrar seus projetos sociais. O “Volkswagen na Comunidade” ainda promove o engajamento social, pois os projetos devem ser inscritos por colaboradores que atuam voluntariamente nas entidades assistenciais.

Dos 11 prêmios, dez equivalem aos melhores projetos sociais inéditos: desses, nove prêmios serão destinados a projetos indicados por trabalhadores da Volkswagen do Brasil no País todo; o novo prêmio será para um projeto social indicado por colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Existe ainda o “Prêmio de Sustentabilidade”, no mesmo valor em dinheiro, que é entregue à instituição vencedora da edição anterior do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

 

Fundação Volkswagen já beneficiou mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil

A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 19 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso com o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem”, oferecendo um total de 460 vagas para alunos e 63 vagas para educadores nas cidades de Sinop e Sorriso. Em 2015, os trabalhos da Fundação Volkswagen também serão estendidos para os Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe.

(FONTE: ASCOM VOLKSWAGEN)

Urgente! Seletivo para examinadores de trânsito

 

A Fundação Sousandrade está com seletivo aberto para contratar examinadores de trânsito. Salário: R$ 4.400,00

Mais informações:

http://www.fsadu.org.br/concursos/proc/motor.php?modulo=info&cconc=b571ecea16a9824023ee1af16897a582

Governo lança seletivo para contratação de médicos peritos

 

Para ampliar e descentralizar o serviço de perícia médica oferecido aos servidores do Estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), lançou na sexta-feira (6) o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação de médicos peritos. O seletivo visa contratar 20 profissionais que atuarão na capital e em outros quatro municípios maranhenses.

Com a contratação dos novos médicos, o Maranhão terá um aumento de 500% no número de profissionais atuando na Previdência Social, voltada para servidores do Estado. As 20 vagas disponíveis são para atender os municípios de São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas, onde serão ofertadas, respectivamente, dez, cinco, duas, duas e uma vaga.

Os médicos interessados em participar do processo deverão ser especialistas em cardiologia, psiquiatria, neurologia, otorrinolaringologia, medicina do trabalho, ortopedia ou clínica geral.

As inscrições para o seletivo estarão abertas no período de 06 a 13 de março de 2015. Os interessados em participar deverão preencher a ficha de inscrição, disponível no site da Segep, e entregá-la no Centro Administrativo do Estado, Edifício Clodomir Milet – 5º Andar, Calhau, no horário das 13h30 às 18h30. A ficha deverá ser entregue com os documentos constantes no edital, acondicionados em envelope, com as seguintes informações: Processo Seletivo Simplificado, nome do candidato, cargo pretendido, local de atuação e telefone.

(fonte: SECOM)

Oportunidade! Atenção Domiciliar abre inscrições para todo o Brasil

A Universidade Aberta do SUS da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA) abre as inscrições para novas turmas  de cursos na área de Atenção Domiciliar, são eles: Situações Clínicas Comuns Materno-Infantis, Intercorrências Agudas no Domicílio I e Intercorrências Agudas no Domicílio III. São 15 mil vagas para todo o Brasil e as inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico https://moodle.ufma.unasus.gov.br/

Cada curso possui carga-horária de 60 horas, e ofertará cinco mil vagas para os profissionais da saúde atuantes em todo o território nacional. Os cursos serão oferecidos na modalidade autoinstrucional, ou seja, sem a mediação de tutor, devendo o aluno realizar as atividades propostas com aproveitamento igual ou superior a 70% para a obtenção da certificação.

O curso de Situações Clínicas Comuns Materno-infantis aborda especificidades do pré-natal e do recém-nascido, que permitirão aos profissionais fazer a identificação e o seguimento de situações de risco, como diabetes mellitus gestacional, doença hipertensiva e distúrbios de coagulação na gestação, características de baixo peso ao nascer, icterícia neonatal, síndromes frequentes na infância e doenças como fibrose cística e anemia falciforme em crianças.

Já o Intercorrências Agudas no Domicílio I objetiva avaliar as intercorrências clínicas mais comuns em Atenção Domiciliar, identificando suas principais ações de manejo.

No Intercorrências Agudas no Domicílio III os profissionais da saúde encontrarão as principais ações de manejo, prevenção, tratamento em caso de quedas, edemas em membros inferiores, choque, crise convulsiva, delirium, acidente vascular encefálico, sepse e cefaleia.

O Programa Multicêntrico de Qualificação em Atenção Domiciliar é uma parceria entre a Coordenação-geral de Atenção Domiciliar – CGAD/DAB/SAS/MS com a Secretaria e Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e diversas Universidades integrantes da Rede UNA-SUS (UFMA, UFMG, UFSC, UFPel, UFC, UFCSPA, UFPE e UERJ).

Público-alvo:  enfermeiros e médicos inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.

FONTE: ASCOM UNASUS

Senac oferece cursos gratuitos

O Senac em São Luís, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), a cada trimestre, oferece cursos técnicos em diversos segmentos. Pensando nisso, a unidade operativa do Centro de Educação Profissional de São Luís lançou mais um edital para quatro cursos técnicos gratuitos. As inscrições começam neste sábado, 21, através da página do PSG:

http://www.ma.senac.br/psg/

Os cursos oferecidos são os de Técnico em Transações Imobiliárias, Técnico em Serviços de Condomínio, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Produção de Áudio e Vídeo. Os cursos possuem cargas horárias que variam entre 800h à 1.300h. O candidato classificado será convocado para matrícula de acordo com o número de vagas na turma do curso e no turno definido na inscrição, que pode ser feita até o dia 28 de fevereiro. O diploma de Técnico de Nível Médio de validade nacional é assegurado a todo aquele que conclui o curso dessa modalidade oferecido pelo Senac.

O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 02 de março, por meio de listagens nominais, organizadas por curso e turno, e será disponibilizado para consulta na página do PSG e nos murais dos locais aonde os cursos serão realizados. Confira abaixo os cursos que serão oferecidos e a carga horária:

Técnico em Transações Imobiliárias

O Técnico em Transações Imobiliárias é o profissional do Eixo de Gestão e Negócios, segmento de Comércio, que realiza ações de planejamento, execução, controle e avaliação das ações de compra, venda, locação, permuta e administração de imóveis. (CH: 904h)

Técnico em Serviços de Condomínio

O Técnico em Serviços de Condomínios é o profissional do Eixo de Gestão e Negócios, segmento gestão que realiza ações decorrentes das decisões das assembleias condominiais que envolvem procedimento organizacionais de recursos humanos, materiais e financeiros, conservação e manutenção predial. (CH: 800h)

Técnico em Segurança do Trabalho

Profissional Técnico de Nível Médio pertencente ao Eixo Tecnológico de Segurança, segmento segurança, que atua em empresas públicas ou privadas como integrante dos serviços especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, sob a supervisão do profissional de nível superior do SESMT, regidos pelas Normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego. (CH: 1.300h)

 Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

O Técnico em produção de Áudio e Vídeo é o profissional do Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, segmento de Comunicação que atua na concepção de roteiros, desenho de produção, edição e efeitos especiais, colaborando na investigação e utilização de novas tecnologias relacionadas com a linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade e animação. (CH: 990h)

fonte:

Ascom SENAC

Atenção: curso gratuito de redação

Em 2014, os estudantes que prestaram o Enem bateram um recorde: foi o ano com maior número de redações merecedoras da nota zero (529 mil candidatos, ou 8,5% do total). Para aqueles que precisam reforçar os conhecimentos de português – e não fazer feio na próxima prova –, o CIEE oferece cursos gratuitos à distância de atualização gramatical, do novo acordo ortográfico e de produção de textos.

Para acessar as aulas, basta se inscrever pelo site www.ciee.org.br. Todos os cursos contam com tutoria on-line, material didático para download e certificado de conclusão. “A habilidade com a escrita é importante não apenas na fase de vestibular, mas também é decisiva para toda a vida profissional do estudante”, alerta Eduardo de Oliveira, superintendente educacional do CIEE.

Muitos processos seletivos para estágio são compostos por provas dissertativas e/ou por redação, em que os recrutadores avaliam não só o domínio da língua portuguesa como também a capacidade de defender ideias com argumentos. Nesse ponto também observam o conhecimento geral e a cultura do candidato.

O cadastro pode ser feito presencialmente em unidades do CIEE ou no mesmo portal dos cursos (www.ciee.org.be). Após registro de informações pessoais e acadêmicas, o jovem pode procurar por vagas que se encaixem no seu perfil. Aqueles já inscritos devem ficar atentos à atualização dos dados, pois um número de telefone alterado pode dificultar o contato do CIEE durante a convocação para processos seletivos.

(fonte: ascom CIEE)

Lançado edital do Programa de Estágio 2015 do Senac

Com o objetivo de oferecer oportunidade de estágio aos estudantes universitários maranhenses, o Senac no Maranhão acaba de lançar editais do processo seletivo para o Programa de Estágio 2015. As vagas são destinadas às cidades de São Luís, Imperatriz, Bacabal, Santa Inês e Caxias.

O período de inscrição vai do dia 02 a 06 de fevereiro e devem ser realizadas presencialmente no Senac, localizado na Rua do Passeio, Nº 495 – Centro, nos horários das 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. No caso das demais cidades, a inscrição deverá ser feita nos respectivos Centros de Educação Profissional.

As vagas são destinadas aos cursos de Pedagogia, Biblioteconomia, Comunicação Social, Ciências da Computação (ou Sistema da Informação ou Engenharia da Computação) e Ciências Contábeis. Como pré-requisitos é necessário que o candidato tenha cursado no mínimo 50% do curso e no máximo esteja no antepenúltimo período do curso correspondente à vaga concorrida. Além disso, o candidato deve ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou superior a 7,0 e não pode ter reprovação em disciplinas do curso. A carga horária diária do estágio corresponde a 04h, totalizando 20h semanais, com remuneração mensal de um salário mínimo (vigente no período), e os benefícios de vale transporte e seguro de acidentes pessoais.

Confira abaixo as oportunidades de estágio em cada município.

São Luís

  • Biblioteconomia: 01 (uma) vaga
  • Ciências Contábeis: 01 (uma) vaga
  • Ciências da Computação (ou Sistema da Informação ou Engenharia da Computação): 01 (uma) vaga
  • Comunicação (Jornalismo ou Relações Públicas): 02 (duas) vagas
  • Pedagogia: 06 (seis) vagas

Bacabal

  • Pedagogia: 01 (uma) vaga

Caxias

  • Pedagogia: 02 (duas) vagas

Imperatriz

  • Pedagogia: 02 (duas) vagas

Santa Inês

  • Pedagogia: 01 (uma) vaga

 fonte: ASCOM SENAC

Página 1 de 14412345...102030...Última »