São Luís - MA Pancadas de Chuva 24°C 32°C

Entrevista da TV Mirante com Flávio Dino teve o sabor dos porões da ditadura

Flávio Dino:  entrevista  com sabor dos porões da ditadura

Flávio Dino: entrevista com sabor dos porões da ditadura

A TV Mirante resolveu aderir à tática da campanha de Edinho Lobão e gastou praticamente todo o tempo da entrevista com Flávio Dino para reproduzir uma idéia ultrapassada e preconceituosa do PC do B, a mesma utilizada pelo regime militar.

Chegaram ao cúmulo de perguntar, se caso eleito ele iria implantar o comunismo no Maranhão. Algo completamente sem sentido a não ser para criar medo na população, dando-lhe a idéia de que seria implantado um regime ditadorial, contrário às liberdades democráticas no estado.

Caso não saibam, enquanto Sarney e Lobão se congratulavam e se beneficiavam do regime militar, o PC do B combatia diretamente a ditadura, com vários líderes torturados e assassinados.

Foi essa luta que garantiu o restabelecimento da democracia no Brasil, inclusive da liberdade de imprensa.

Esse combate, aliás, foi que levou os militares a disseminar o pavor contra os comunistas no País, para evitar adesões da população a luta contra a ditadura.

O mesmo fazem agora com Flávio Dino, que luta contra o domínio de 50 anos da oligarquia Sarney no Maranhão.

Mas a população já sabe que não é o comunista que come criancinha, mas a fome e a miséria que o grupo do candidato Edinho impôs aos maranhenses.

Clique abaixo e assista a entrevista de Flávio Dino:

Coligação de Flávio Dino lança nota defendendo debate democrático na Difusora

 

Coligação Todos pelo Maranhão que evitar favorecimentos a Edinho Lobão no debate da Difusora

Coligação Todos pelo Maranhão que evitar favorecimentos a Edinho Lobão no debate da Difusora

Em nota distribuída no final da tarde desta sexta-feira, a coligação Todos pelo Maranhão, expressou o desejo do candidato Flávio Dino em participar do debate promovido pela TV Difusora, na próxima segunda-feira.

Mas deixa claro seja garantido o tratamento igualitário entre os candidatos e a aplicação de regras que retirem ou amenizem o poder de influência do proprietário da empresa, o candidato Edinho Lobão, em seu proveito.

A coligação também requer que os direitos de respostas sejam julgados por uma comissão de advogados indicados pela OAB, e não os da Difusora, que tem dentre eles, advogados constituídos por Edinho para a sua defesa perante a Justiça Eleitoral.

Leia a nota:

QUEREMOS DEBATES DEMOCRÁTICOS

Em nome da coligação “Todos pelo Maranhão”, que tem como candidato a governador Flávio Dino, assim nos manifestamos sobre o desejo da TV Difusora em realizar um debate entre os candidatos ao Governo do Estado:
1 – O candidato Flávio Dino já compareceu aos debates promovidos pela TV Guará e pela Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís, ambos ocorridos nos últimos dias, de acordo com regras claras e democráticas.
2 – Em relação ao debate proposto pela TV Difusora, lembramos que a emissora é de propriedade do candidato Edinho Lobão, exatamente um dos postulantes ao cargo ao Governo do Estado. Apesar disso, Flávio Dino tem manifestado interesse em participar do debate, desde que seja garantido o tratamento igualitário entre os candidatos. Além disso, a nossa Coligação tem requerido a aplicação de regras que retirem ou amenizem o poder de influência do proprietário da empresa em seu próprio proveito – já que isso seria ilegal, imoral e antidemocrático.
3 – Neste passo, REITERAMOS que defendemos que seja permitida a participação de todos os seis (06) candidatos legitimamente registrados na Justiça Eleitoral para a disputa do Governo do Estado. Até o momento, a TV Difusora deseja excluir TRÊS candidatos, sem nenhuma razão para isso.
4 – Além disso, para que o debate seja realmente um momento democrático, é necessário que todos tenham os mesmos direitos. Em reunião realizada no dia 31 de julho, a TV Difusora informou que a comissão julgadora dos direitos de resposta será formada por advogados da empresa, ou seja, por empregados do candidato Edinho Lobão – o que constitui um evidente DISPARATE.
5 – Sobre essa questão relativa à concessão de Direitos de Resposta, a nossa Coligação REITERA o pedido de que seja constituída uma comissão de três advogados indicados pela OAB – entidade de representação de todos os advogados e com autonomia para tal incumbência.
6 – Para a nossa surpresa, tal pedido não foi acatado pela emissora, conforme informado pelo Sr. Gilmar Correa a esta coligação, em e-mail enviado na última quinta-feira (21 de agosto). A direção da empresa do candidato Edinho Lobão respondeu que os pedidos de Direito de Resposta serão apreciados pelo advogado César Freitas. Isto é, essa questão crucial será decidida exatamente por um dos advogados constituídos para a defesa do candidato Edinho Lobão perante a Justiça Eleitoral, algo certamente inédito e inusitado.
7 – Finalmente, tendo em vista episódios de ameaças de atos violentos no debate realizado pela TV Guará, envolvendo assessores diretos do candidato Edinho Lobão (proprietário da TV Difusora), a coligação “Todos pelo Maranhão” requereu também informações sobre a segurança dos participantes do evento. A direção da emissora até aqui nada garantiu sobre isso, o que é mais grave considerando as características do acesso à emissora, por uma rua estreita e sem saída.
8 – Diante deste cenário, a coligação “Todos pelo Maranhão” aguarda um posicionamento da TV Difusora no intuito de promover um debate com regras que promovam a igualdade entre os candidatos e garantam a integridade física e moral dos participantes.

Márcio Jerry Saraiva Barroso
Representante legal da coligação “Todos pelo Maranhão”

Difusora escala advogados da campanha de Edinho para julgar direito de resposta durante debate

 

Flávio Dino participou do debate na TV Guará, mas só participará do promovido pela Difusora se houver garantias de igualdade de condições e a sua integridade física

Flávio Dino participou do debate na TV Guará, mas só participará do promovido pela Difusora se houver garantias de igualdade de condições e a sua integridade física

O debate promovido pela TV Difusora na próxima segunda-feira com apenas três candidatos ao governo do Maranhão, que possuem representação na Câmara Federal, Edinho Lobão (PMDB), Flávio Dino (PC do B) e Antônio Pedrosa (PSOL), será um grande risco para Dino e Pedrosa, que podem sofrer ataques Edinho, sem garantias de direito de resposta.

Isto porque os três advogados impostos pela emissora para julgar as possíveis agrassões verbais trabalham para a Difusora, empresa de Edinho Lobão; e para piorar, dois deles, que possuem o mesmo escritório no Renascença, Ruy Eduardo Villas Boas Santos e Antonio César de Araújo Freitas defendem a coligação sarneysista junto ao TRE-MA.

Se só o fato de trabalharem para a Difusora, já coloca em xeque a parcialidade no julgamento dos direitos de resposta, o envolvimento com a campanha política do candidato do PMDB, os transforma em defensores diretos de uma candidatura.

O risco é a interpretação enviesada dos casos, onde qualquer crítica ao dono da emissora garanta o direito de resposta, e os ataques que por ventura ele faça aos outros candidatos, seja considerado como parte do embate de idéias.

charge éticaOu seja: Edinho terá a liberdade de atingir a honra e atacar com mentiras quem bem entender, sem que o atacado possa se defender.

O candidato do PC do B, Flávio Dino, disse pelo Twitter, que só participará do debate se houver igualdade de condições, e que a sua coordenação de campanha continua buscando um entendimento com a Difusora para garantir a sua participação, inclusive a sua integridade física.

“Participo de todos os debates e entrevistas nos quais há regras claras, democráticas e isonômicas. Por isso, estive na TV Guará e na OAB. Mas não me submeto a imposições que não garantem igualdade de condições, nem sequer a minha integridade física. Tenho responsabilidade”, escreveu.

A Difusora não aceitou que os advogados sejam indicados pela a OAB, o que aumenta a suspeita de armação contra o candidato das oposições.

 

Evangélicos dão largada à campanha “Sou Cristão, Voto Flávio Dino”

 

Flávio Dino participou de encontro com evangélicos na noite de quinta-feira

Flávio Dino participou de encontro com evangélicos na noite de quinta-feira

Lideranças evangélicas de diversas denominações estiveram na noite desta quinta-feira (21/08) com o candidato da Coligação Todos pelo Maranhão, Flávio Dino, para confirmar empenho no projeto de transformação social do Estado. Abraçando a candidatura de Flávio Dino eles lançaram também a campanha “Sou Cristão, Voto Flávio Dino”.

Lideranças da Assembleia de Deus, da Pentecostal, da Batista, da Cristã-Evangélica, da Presbiteriana, da Casa do Senhor e da Cristo para Todos confirmaram que confiam no projeto de desenvolvimento social do Estado apresentado por Flávio Dino nas 65 propostas de seu Programa de Governo.

Foram 120 lideranças evangélicas de diversas denominações com o mesmo propósito: abraçar o projeto de desenvolvimento econômico e social liderado por Flávio Dino.

A implantação de políticas públicas de qualidade esteve entre as reivindicações prioritárias das lideranças evangélicas.  Depois de ouvir as lideranças, Flávio Dino falou de sua identificação com as causas sociais e do seu empenho para transformar os índices sociais do Maranhão: “A fé é o que autenticamente transforma, o que nos faz acreditar que uma vida melhor é possível”.

Para os evangélicos, a campanha “Sou Cristão, Voto Flávio Dino” indica a luta das lideranças religiosas por um Maranhão melhor. Flávio Dino agradeceu as demonstrações de apoio e se comprometeu a honrar a confiança de cada maranhense que sonha com um futuro melhor.

“Divido com vocês a minha história de vida. Sou Ficha Limpa, tenho uma trajetória honrada e ofereço a vocês essa vida e a dedicação para servir ao Maranhão. Defendemos sobretudo um Maranhão com justiça social”, disse ele.

Presente no ato, Roberto Rocha  garantiu que também vai lutar para transformar a vida das famílias maranhenses.  Ele lembrou que Flávio Dino representa a possibilidade de “se fazer o bem na política”.

Marcaram presença no ato os candidatos a deputado estadual Vieira Lima, Batista Matos, Josélio Aguiar e Neto Evangelista.  Eliziane Gama e Lúcia Marinho, que disputam uma vaga na Câmara Federal, também estiveram no evento.

Apoio à reabilitação – Durante o ato, Flávio reafirmou o compromisso com a proposta de criação da Rede de Solidariedade, que consiste no apoio a recuperação dos dependentes químicos, com a ajuda das igrejas.

Flávio Dino lembrou que quando deputado federal apoiou o projeto da fazenda Boa Esperança,  que faz um trabalho fundamental na recuperação dos dependentes químicos. “Apoiei esse projeto como deputado e como governador me dedicarei novamente a esta causa”.

 

Roseana intervém na Secom e contrata empresa nacional para fazer assessoria

 

Roseana TV

A governadora Roseana Sarney resolveu intervir na Secom e contratou a CDN – Comunicação Cooporativa Ltda., uma agência que integra o Grupo ABC, o maior grupo do País, para fazer a assessoria de comunicação e de imprensa do governo.

Especialista na construção e fortalecimento da imagem e da reputação, a CDN foi contratada para tentar reverter a desaprovação do governo pela população e para enfrentar o escândalo nacional, depois que a contadora do doleiro Alberto Yousseff, disse à Polícia Federal que membros do alto escalão do governo, incluisive a própria Roseana, teriam recebido propina para pagar o precatório da Constran.

A intervenção veio logo após o candidato Edinho Lobão ter feito críticas à Secom, que não explora os lados positivos do governo.

Mas o problema do governo não é a Comunicação, mas o próprio governo.

Aliás, investir em Comunicação como solução para os problemas do estado é um dos grandes equívocos desse governo.

O contrato foi assinado dia 6 de agosto e vai custar aos cofres públicos R$ 1.326.960,00, com prazo teórico de 12 meses, embora só reste 5 meses de administração Sarney.

Veja o contrato:

RESENHA DE CONTRATO. PROCESSO: No 236496/2013 – SECOM. PARTES: O Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Comunicação Social – SECOM e CDN Comu- nicação Corporativa Ltda. OBJETO: Serviços de Assessoria de Comu- nicação e Imprensa com consultoria, análise e planejamento estratégico de ações que envolvam a comunicação do Governo do Estado do Maranhão. FUNDAMENTO LEGAL : Lei Estadual 9.579/12, De- creto 28.455/12 e subsidiariamente a no que couber a Lei 8.666/93, a Lei complementar 123/06.VIGÊNCIA: 12 (doze) meses a partir de sua assinatura;VALOR: R$ 1.326.960,00 (um milhão, trezentos e vinte seis mil, novecentos e sessenta reais). ASSINATURAS: Pela SECOM – Carla Georgina da Silva – Secretária de Estado da Comunicação Social; pela – CDN Comunicação Corporativa Ltda – Marcelo José de Godoy Madureira. São Luís (MA) 06 de agosto de 2014. ALBERTO FERREIRA DE MOURA – Gestor de Atividades Meio.

 

Obras do Mercado do Anil avançam

Com reforma do Mercado a nova estrutura terá capacidade para 94 boxes e mais 30 bancas

Com reforma do Mercado a nova estrutura terá capacidade para 94 boxes e mais 30 bancas

A Prefeitura de São Luís está garantindo o andamento das obras de reforma total do Mercado do Anil. O titular da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Marcelo Coelho, realizou durante esta quinta-feira (21) uma vistoria técnica aos serviços de infraestrutura do novo setor do mercado, que está em estágio avançado de construção. A requalificação do espaço pertence ao conjunto de melhorias estruturais promovidas pelo prefeito Edivaldo em São Luís.

“Estamos cumprindo a determinação do prefeito Edivaldo de garantir condições dignas de trabalho aos feirantes do Anil. O novo espaço vai trazer um enorme benefício para os feirantes, que terão seus negócios revitalizados, e para a comunidade, que vai contar com um mercado amplo, moderno e confortável”, afirmou o titular da Semapa.

Segundo o secretário Marcelo Coelho, a primeira etapa da obra está prevista para ser concluída no início de outubro, quando serão remanejados os feirantes do setor antigo para a parte nova. Com a transferência, será iniciada a segunda fase dos serviços, que beneficiará o setor antigo do mercado, onde os comerciantes estão trabalhando atualmente.

“Os serviços estão bem encaminhados e dentro do novo cronograma que tivemos de fazer, por conta de alguns do tipo de solo onde a obra está sendo edificada. O local do mercado é próximo a uma região alagadiça, o que nos levou a refazer a estrutura do projeto para reforçar as vigas e o sistema de esgotamento sanitário, assim como outros aspectos, para dar mais segurança à construção”, explicou Marcelo Coelho.

Construído com recursos próprios do Tesouro Municipal, o Mercado do Anil terá estrutura para 94 boxes e mais 30 bancas, ganhando um aditivo de 13 boxes à estrutura atual. Todos terão revestimento em cerâmica e balcão de inox, com piso de concreto industrial de alta resistência.

O projeto inclui a construção de uma praça de alimentação, abatedouro de aves, áreas para carga e descarga de caminhões e espaço adequado para disposição das lixeiras. “Tudo projetado dentro dos rigorosos padrões impostos pela Vigilância Sanitária e de acordo com as recomendações de acessibilidade”, frisou o secretário.

A feirante Sandra Maria Silva, que vende ervas e condimentos no Mercado do Anil, disse que o novo espaço é uma ganho importante para todos os feirantes, tanto em termos de movimentação da clientela como também nos aspectos relativos à higiene. “Vai ser uma grande mudança nas nossas vidas”, comentou. Os usuários da feira também anseiam pelo novo espaço. É o caso do funcionário público Antônio Januário Correa. “Será muito bom contar com um espaço maior e mais higiênico”, comentou.

Mais um candidato da oposição sofre acidente, desta vez foi Bira do Pindaré

O carro de Bira ficou destruído; deputado passa bem

O carro de Bira ficou destruído; deputado passa bem

A bruxa tá solta! O deputado Bira do Pindaré (PSB) acaba de sofrer um acidente na MA 209, em Turiaçu, mas felizmente, segundo acaba de informar sua assessoria, não houve feridos. O parlamentar estava deixando o município, em companhia de três assessores, quando próximo ao povoado Canarinho surgiu uma moto na contramão. Para não atropelar o motoqueiro, o motorista desviou e colidiu com um poste que cai por cima do veículo.

O carro do deputado ficou parcialmente destruído, mas ele passa bem, assim como a equipe que foi auxiliá-lo durante uma reunião em que lideranças do município manifestaram apoio à sua reeleição.    

Pelo visto as estradas mal conservadas do Maranhão estão se construindo em um perigo a mais para os políticos em campanha pelo interior do Maranhão.  A deputado Eliziane Gama, logo no início da campanha, sofreu um grave acidente em que teve perda total do veículo, Rubens Júnior se envolveu em outro grave acidente que teve como consequência a mote do condutor do veículo colidido, e hoje, além dos assessores do deputado Antonio Pereira, o deputado Bira do Pindaré se constitui em mais uma vítima.

Fundo eleitoreiro: Cutrim denuncia repasse de R$ 70 milhões a prefeitos aliados do governo

Deputado Raimundo Cutrim

Deputado Raimundo Cutrim

O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB) denunciou na tribuna da Assembleia Legislativa o repasse de convênios do governo do estado com municípios administrados por prefeitos aliados R$ 70 milhões em única canetada, publicada no Diário Oficial do dia 02 de julho do “fundo a fundo”, recurso administrado pela secretaria de saúde do estado.

“No dia 02 de julho, o Estado pagou R$ 70 milhões. Está aqui o Diário Oficial do Estado do Maranhão, é público. Botando o dinheiro para campanha fundo a fundo, existem municípios aqui com a população de 24 mil pessoas que receberam 10 milhões de reais, fundo a fundo, e aquele dinheiro o prefeito faz o quê? Gasta do jeito que quer na campanha”, afirmou Cutrim.

O deputado pediu para o Ministério Público, principalmente pela falta de critério com as distribuições, sendo que todos os municípios são administrados por aliados políticos e a discrepância de pequenos municípios que receberam R$ 10 milhões. “Vamos ao Ministério Público investigar a aplicação desses recursos, pois há município aqui que recebeu 10 milhões de reais, município com 24 mil habitantes, quer dizer, isto realmente é um crime eleitoral, e o Ministério Público de braços cruzados. É muito dinheiro para ser colocado para municípios fundo a fundo, que o prefeito gasta do jeito que quer”.

O deputado afirmou categoricamente que o governo está comprando alianças através dos convênios e pressionando prefeitos que o apoiam a ingressarem em outras candidaturas.

Veja as tabelas de distribuição do Fundo a Fundo e as disparidades de muitos recursos para municípios com poucos habitantes:

cutrim fundo a fundo 1cutrim fundo a fundo 2cutrim fundo a fundo 3

Edinho Lobão foge de debate promovido pela Igreja Católica

Edinho Lobão: cadeira vazia  no debate com os movimentos sociais promovido pela Arquidiocese de São Luís

Edinho Lobão: cadeira vazia no debate com os movimentos sociais promovido pela Arquidiocese de São Luís

Edinho Lobão fugiu do debate promovido pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís, nesta quarta-feira no auditório da OAB/MA em São Luís.

O debate já estava marcado há mais de uma semana, mas como envolve setores progressistas da Igreja, o candidato da oligarquia Sarney evitou ser confrontado com a realidade, que não consta do seu manual de sobrevivência.

A sua ausência demonstra a sua total falta de interesse em debater idéias com os movimentos sociais, já que suas propostas são voltadas para os grandes projetos econômicos, que relegam aos maranhenses os piores empregos.

Fugiu do debate porque sabe que o grupo que representa é responsável pela pobreza do estado, pelo latifúndio, e pelo aumento da violência na terra, que resultou no assassinato de vários líderes camponeses.

E logo ele faltar a um debate promovido pela Igreja depois de dizer em seu programa eleitoral na TV, que governar o Maranhão seria uma missão de Deus.

Mas nem pensar em discutir a possibilidade de dividir o pão…

Participaram do debate os candidatos Flávio Dino (PC do B), Saulo Arcangeli (PSTU), Antônio Pedrosa (PSOL) e professor Josivaldo Corrêa (PCB).

Othelino prova com informações oficiais perseguição a São Luís

O deputado disse que São Luís tem mais de um milhão de habitantes e não recebe convênios do governo por perseguição política

O deputado disse que São Luís tem mais de um milhão de habitantes e não recebe convênios do governo por perseguição política

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) chamou a atenção, na sessão desta quarta-feira (20), para a forma como o governo do Maranhão discrimina a cidade de São Luís e lamentou que as diferenças político-partidárias sejam o único critério utilizado pelo Estado para mandar convênios e recursos aos municípios maranhenses. “Sabe quantos reais e quantos convênios o Executivo fez com a Prefeitura de São Luís, de janeiro de 2013 para cá? Nenhum, zero”, comentou.

Othelino disse que São Luís tem mais de um milhão de habitantes e não é beneficiado com convênios do governo por perseguição política. Segundo ele, a governadora trata o recurso público como se fosse dela. “Só recebem os recursos do Estado aqueles que são submissos ao grupo político que comanda e que destroi o Maranhão há mais de 50 anos”, frisou.

Segundo Othelino, de janeiro de 2013 até hoje, os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa tiveram, juntos, R$ 25 milhões, e até deveriam ter recebido bem mais que isso, assim como São Luís poderia ter sido beneficiada da mesma forma e não foi.

De acordo com o deputado, ao contrário de receber recursos para obras, São Luís ainda tem que repassar para os cofres do Estado R$ 2 milhões por mês, referentes a convênios firmados com a Prefeitura, durante o governo Jackson Lago, para construção de viadutos e que o governo Roseana Sarney ingressou na Justiça para ter os recursos de volta.

No pronunciamento, Othelino criticou o candidato a governador do grupo Sarney, Lobão Filho, por ter falado, durante debate na TV Guará, de “desastre administrativo em São Luís”. “Desastre é o que eles fizeram e estão fazendo com o Maranhão. A capital maranhense sofre discriminação pura, mesquinharia, práticas não republicanas. É assim que o governado do Maranhão age e ainda querem falar de desastre”, afirmou.

Crises do grupo Sarney

Para o deputado, antes de ficar olhando para a Prefeitura de São Luís, seria bom que o grupo Sarney se voltasse para as suas próprias crises, administrativa e ética, que estão expostas nacionalmente e para o fato de só ter Edinho Lobão como opção para apresentar como candidato a governador. “Então é bom olhar para o próprio umbigo. Não adianta tentar desqualificar a mudança, porque o que a qualifica e o que a estimula é o estado de pobreza em que está o Maranhão”, disse.

Othelino disse que a perseguição à cidade de São Luís está acabando no dia 31 de dezembro deste ano. Segundo ele, assim o eleitor da capital maranhense vai saber o que é ter um governador republicano, que trabalhará pela cidade e que não vai discriminar prefeito, simplesmente, porque não é de seu partido ou do seu grupo político.

O deputado acrescentou que o candidato da coligação “Todos pelo Maranhão”, Flávio Dino, tem dito que receberá todos os prefeitos caso seja eleito governador, independente de serem aliados ou adversários.

Página 1 de 40812345...102030...Última »