Fortalecida com presença do PSDB oposição faz nova rodada de reunião

IMG-20140415-WA0021

Os partidos políticos que estão compondo a coligação em torno da candidatura de Flávio Dino(PCdoB) ao governo e Roberto Rocha(PSB) ao senado marcaram para a próxima semana uma nova rodada de reuniões em  continuarão o debate sobre chapas proporcionais, suplências ao senado e vice governador.

Pela primeira vez o PSDB deverá comparecer, já que na terça feira, 15, oficializou a proposta de integrar o bloco, inclusive solicitando presença na chapa majoritária. Além dos tucanos, participam PCdoB, PSB, PDT, PP, PROS, Solidariedade, PTC.

Um dos pontos principais a serem definidos pelo bloco oposicionista é a vaga de vice governador na chapa. O primeiro partido a se manifestar sobre o tema foi o PDT, que indicou aos demais partidos o nome do empresário Márcio Honaiser. O Solidariedade sugeriu o nome do ex-deputado federal Wagner Lago; e o PSDB ainda não oficializou nome, mas é dado como certa a indicação às demais forças do nome do deputado federal e presidente estadual da legenda, Carlos Brandão.

O presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry, avalia que as discussões caminharão naturalmente para o entendimento. “Os partidos tem um compromisso muito forte que é criar as condições para que o sentimento de mudança que está tão vivo na sociedade possa ser vitorioso em outubro, por isso haverá da parte de todos muito boa vontade para construir uma grande convergência”, disse.

O dirigente comunista antecipou que as divergências no interior da frente oposicionista serão tratadas de forma democrática e transparente para garantir a unidade. “O bloco que está no comando do Maranhão há quase 5 décadas aguardam nossa divisão como única forma de continuar desgovernando nosso estado. A nossa unidade será fortalecida e consolidada com paciência, diálogo e consenso progressivo”,  declarou.

A definição da data e local da reunião ainda está sendo acertada entre os partidos, mas segundo o presidente do PCdoB ocorrerá no máximo até a próxima quinta-feira.

Publicado em Política | Com a tag , , | Deixar um comentário

Após greve, Marco Prisco é preso na Bahia

A Tarde

Eex-policial-Marcos-PriscoFoi preso na tarde desta sexta-feira, 18, o líder do movimento grevista da Polícia Militar (PM), Marco Prisco, que também é vereador e presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares no Estado (Aspra). A prisão foi realizada a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA).

Em nota, a Polícia Federal informou que Prisco já está sendo transferido para o Presídio Federal de Brasília (Complexo da Papuda).

A assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que assegura o cumprimento de todos os itens do acordo firmado com as associações representativas da Polícia Militar (PM). Esclarece também que não participou da operação de cumprimento do mandado de prisão do vereador de Salvador, Marco Prisco Caldas Machado.

Prisco estava em um resort, na Linha Verde, quando foi detido pela Polícia Federal (PF). O pedido foi feito na segunda-feira, 14, dentro da ação penal movida pelo MPF em abril de 2013, que denunciou sete vereadores, soldados e cabos da PM por diversos crimes, a maioria deles contra a segurança nacional, praticados durante a greve realizada entre os dias 31 de janeiro e 10 de fevereiro de 2012. A intenção do pedido de prisão preventiva é garantir a ordem pública.

Segundo informações do MPF, Marco Prisco é processado por crime político grave, e qualquer recurso contra sua prisão só pode ser ajuizado no Supremo Tribunal Federal (STF).

O mandado de prisão nº007/2014 foi expedido no dia 15 de abril, pelo juiz federal da 17ª Vara, Antônio Oswaldo Scarpa.

No documento, a prisão preventiva do vereador é decretada, “visando à garantia da ordem pública, com fundamento nos arts. 311 a 313 do CPP (…), devendo o mesmo permanecer preso e à disposição deste Juízo”.

Publicado em Geral | Com a tag , , , , | Deixar um comentário

Prefeitura atualiza cadastro de imóveis em São Luís

SaoLuis_Aereas_Foto_MauricioAlexandre (6)A partir da próxima semana, a Prefeitura de São Luís encaminhará aos proprietários de imóveis um comunicado via postal, informando a nova situação cadastral desses bens. São cerca de 50 mil cartas que apresentarão aos contribuintes os dados que foram atualizados no sistema e outras informações importantes sobre a nova inscrição dos imóveis. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) em parceria com a Secretaria de Fazenda (Semfaz).

Segundo a superintendente da área de Cadastro da Semurh, Anna Lígia Launé, as cartas serão enviadas com aerofotos para corroborar com as novas informações inseridas no sistema e dar maior transparência ao trabalho do órgão. As aerofotos mostram imagens de satélite do local preciso dos imóveis, a fachada das casas, entre outras informações imobiliárias que embasaram a coleta dos dados.

“Além disso, o comunicado informará aos proprietários os dados técnicos referentes aos imóveis. Nosso objetivo é garantir justiça social aos contribuintes, promovendo uma readequação condizente dos imóveis cadastrados e impedindo cobranças acima ou abaixo dos valores reais”, frisou Ana Lígia Launé.

Em caso de contestação de alguma das informações registradas, o proprietário deverá procurar a Secretaria de Fazenda, onde será montada uma estrutura de atendimento para esclarecer dúvidas e receber requerimento de contestação. Os documentos serão analisados caso a caso e, se as argumentações do contribuinte forem consideradas procedentes, os dados serão revisados e corrigidos.

As informações da atualização cadastral foram alcançadas através de uma criteriosa pesquisa de campo realizada pela Aerocarta, uma empresa paulista especializada em cartografia, aerofotos e cadastramento de imóveis. O trabalho foi executado por mais de um ano, bairro a bairro, casa a casa, lote a lote.

Com a pesquisa de campo, foi possível resgatar dados e fazer a correção de discrepâncias e divergências de informações reais sobre muitos imóveis da capital. Por meio da sondagem, foi possível, por exemplo, verificar que muitos prédios – hoje shopping centers, hotéis, edifícios residenciais e comerciais – ainda constavam no sistema como sendo apenas terrenos.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Saiba o que funciona neste feriadão em São Luís

infoferiadao16042014O gráfico é do site Imirante.com

Publicado em Política | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Disputa pelo senado gera nova guerra na oligarquia

Blog Marrapá

gastaoarnaldoA menos de um mês e meio do prazo final para as convenções partidárias que homologarão as candidaturas, o grupo liderado pela governadora Roseana Sarney vive uma guerra interna de “foice no escuro” para escolher  o nome que disputará o senado contra Roberto Rocha (PSB), já definido pela coligação oposicionista.

Três nomes estão na disputa: deputado estadual Arnaldo Melo (PMDB); deputado federal Gastão Vieira (PMDB); e deputado federal Pedro Fernandes (PTB). De acordo com o jornal da família Sarney, porta voz político do grupo, a disputa está sob controle, mas a referencia destacada ao fato na edição desta sexta revela exatamente o contrário.

Preterido em 2010, quando tinha todas as chances de ser eleito, Gastão Vieira não irá abrir mão agora, dizem fontes próximas a ele. Arnaldo Melo foi rifado por Roseana Sarney na pretensão de assumir, mesmo que interinamente, o governo do estado. Quer compensação. E Pedro Fernandes coloca na mesa o argumento de que a vaga em disputa é do senador Epitácio Cafeteira, do mesmo PTB de Fernandes.

O chefão do grupo, José Sarney, já foi acionado várias vezes para selar algum acordo entre as partes, tarefa que até aqui fracassada. O grau de beligerância entre os três postulantes é tamanha que há até ameaça de rompimento para apoiar a chapa oposicionista liderada por Flávio Dino.

Publicado em Política | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Flávio Dino é homenageado por servidores da Embratur durante visita ao órgão

flavio dino embratur

O ex-presidente da Embratur, Flávio Dino, recebeu na quarta-feira (16) uma placa dos servidores em homenagem ao trabalho prestado no período em que presidiu o órgão. Na oportunidade, Dino fez agradecimentos à equipe e sua despedida oficial.

“Sinto-me muito feliz e lisonjeado pelo gesto de afeto de vocês. Eu tenho alma e espírito de servidor público. Há anos atuo para o serviço público que considero primordial e central para o desenvolvimento do país. O setor turístico tem um caráter social, uma vez que é uma atividade que movimenta a economia”, disse Flávio Dino, que presidiu a Embratur por dois anos e oito meses, de junho de 2011 a março de 2014, por indicação da presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente aproveitou para falar do desafio de coordenar a Embratur. “Estudei muito para conhecer o setor e inteirar-me. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de passar por um órgão tão encantador e a vocês que tanto me ensinaram do setor. Do pequeno legado que deixei, quero destacar o que para mim foi o mais importante e que considero meu maior feito: requalificação do quadro funcional da Embratur. Sei que deixei um corpo funcional estável, perene e consistente”, reforçou.

Flávio Dino classificou a experiência do tempo em que presidiu a Embratur como inesquecível e disse ter sido fundamental o apoio que recebeu da equipe. “Descobri que é possível, com ajuda da equipe, dirigir uma instituição desse porte, sendo de um partido político e não sendo um especialista no assunto. Sei que a Embratur agora está em ótimas mãos”, finalizou.

O presidente da Embratur em exercício, Vicente Neto, também falou da honra de trabalhar com Dino e descreveu atividades em que Flavio já atuou e contribuiu. “Tenho muita admiração pela carreira de Dino e por toda sua trajetória de vida. Começou como estudante militante, teve um histórico acadêmico brilhante, sendo professor do curso de Direito, juiz e ex-deputado federal. Veio para a Embratur, onde muito bem presidiu contribuindo com o órgão responsável por desenvolver o turismo brasileiro internacionalmente”, declarou o presidente em exercício.

Flávio Dino também recebeu homenagem da chefe de gabinete da Embratur, Kátia Bitencourt, que falou da contribuição dele para os trabalhos do órgão. “Foi muito importante esses dois anos e oito meses que passamos sob o seu comando na Embratur. Tivemos muitos momentos difíceis e grandes desafios, mas também tivemos muitos momentos de glória e chegamos a novos patamares batendo recordes no setor. Sua gestão trouxe debates e diálogos essenciais para o avanço no setor”, completou.

Confira o texto da placa entregue ao ex-presidente da Embratur, Flávio Dino:

“Criamos o hábito de agradecer por escrito às pessoas importantes da nossa vida. Um pequeno bilhete cria uma ponte mágica entre nós e o outro. Passamos a vida, às vezes, sem reconhecer o carinho e o valor daqueles que estão a nossa volta.

É hora de espalhar a gratidão em pequenos bilhetes. Eles, na maioria, se tornam eternos. Hoje, estamos aqui somente para dizer muito obrigado por toda sua dedicação, ousadia e vontade de mudança.

Equipe Embratur”.

Publicado em Política | Com a tag , | Deixar um comentário

Em nota, PCdoB contesta a utilização de pesquisas fraudulentas

Pesquisa fraudulenta foi divulgada por blog de Brasília e repercutida por jornalistas ligados ao clã Sarney.

Pesquisa fraudulenta foi divulgada por blog de Brasília e repercutida por jornalistas ligados ao clã Sarney.

O presidente do PCdoB, Márcio Jerry, lançou nota condenando a divulgação pesquisas fraudulentas para confundir a opinião do eleitorado maranhense.

Na sua coluna de hoje (17), o jornalista Claudio Humberto divulgou números de uma suposta pesquisa, sem registro no Tribunal Regional Eleitoral, dando conta de que o pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney, Edson Lobão Filho, estaria ‘colado’ em Flávio Dino.

A pesquisa foi amplamente repercutida por blogs ligados ao Sistema Mirante de Comunicação, que responderão na Justiça Eleitoral pela tentativa de enganar o público e a classe política.

Veja na íntegra a nota do PCdoB:

NOTA

O Partido Comunista do Brasil vem a público para chamar a atenção da sociedade e esclarecer:

1. Violando a legislação e cometendo crime, fizeram circular hoje através do blog do Cláudio Humberto e de blogs ligados ao Sistema Mirante de Comunicação dados de uma inexistente pesquisa sobre sucessão estadual com o claro objetivo de confundir a opinião pública através de mentiras;

2. Não há nenhuma pesquisa sobre o atual cenário eleitoral no Maranhão registrada no TSE/TRE, portanto qualquer divulgação é absolutamente ilegal e passível de punição;

3. Recorrer a divulgação de falsas pesquisas é expediente que afronta a sociedade e agride a seriedade que se quer dos políticos num pleito tão importante como é o que escolherá o governador do Maranhão;

4. Lamentamos que tais fatos ainda ocorram, ao mesmo tempo que anunciamos que tais práticas serão levadas ao conhecimento da justiça para as devidas providências.

Márcio Jerry Saraiva Barroso
Presidente do PCdoB / MA

Publicado em Política | Com a tag , | 1 comentário

Líder da corrida à reeleição, Dilma tem popularidade em queda

POPULARIDADE DILMA

Carta Capital

Líder na corrida para a reeleição, com 40% das intenções de voto, a presidenta Dilma Rousseff terá de lidar, na campanha, com a insatisfação do eleitor em relação ao seu desempenho à frente do governo federal. É o que aponta uma pesquisa Vox Populi / CartaCapital realizada entre os dias 6 e 8 de abril.

De acordo com o levantamento, a petista tem uma avaliação positiva de 32% (ótimo para 5% e boa para 28%) e negativa para 28% (ruim para 16% e péssimo para 11%).

Como a margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, é possível apontar um empate entre os dois tipos de eleitores. Outros 29% consideram o desempenho da presidenta apenas regular. A aprovação da presidenta oscilou, assim, dois pontos para baixo em relação à pesquisa de fevereiro.

No início de junho de 2013, quando surgiram as primeiras manifestações de rua pelo País, o instituto mostrou que a presidenta era bem avaliada por 52% dos eleitores. O índice caiu para 34% oito meses depois e, agora, para 32%.

A avaliação positiva da presidenta é maior entre eleitores do Nordeste (43%), maduros (40%), que estudaram até o ensino fundamental (40%) e com renda inferior a dois salários mínimos (40%).  A avaliação negativa é maior entre quem mora no Sudeste (35%), é jovem ou adulto (29%), tem ensino superior (44%) e ganha mais de cinco salários mínimos (42%).

Já a avaliação do governo federal é positiva para 30% dos entrevistados (ótimo para 4% e bom para 26%) e negativo para 26% (ruim para 15% e péssimo para 11%). Para outros 43%, o desempenho é apenas regular (regular positivo para 26% e regular negativo para 17%).

O nível de satisfação é maior entre a população do Nordeste (38% de avaliação positiva), entre a população idosa (36%), que estudou até o ensino fundamental (37%) e com renda de até dois salários mínimos (37%). A insatisfação se concentra entre eleitores do Sudeste (32%), adultos (27%), com ensino superior (40%) e renda superior a cinco salários mínimos 38%).

Para esta pesquisa, o instituto ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Publicado em Política | Com a tag , , , | 1 comentário

PPS pode indicar o nome de Eliziane para o Senado Federal

bob_freire_bob_Rocha_irmã

A deputada estadual Eliziane Gama pode ser indicada pelo Partido Popular Socialista (PPS) para compor a chapa majoritária do ex-presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), disputando como candidata ao Senado Federal.

Em declaração ao blogueiro John Cutrim, o dirigente do PPS no Maranhão, Altemar Lima, defendeu a candidatura da parlamentar para o cargo, cobrando a rediscussão da chapa oposicionista. Para ele, o PPS tem legitimidade política e eleitoral para participar da disputa.

“O apoio do PSDB a Flávio Dino é fundamental e emblemático para a composição e unidade do campo da oposição e para a consolidação dessa unidade o PPS indicará o nome de Eliziane Gama para candidata ao Senado”, disse Altemar.

Por enquanto, o nome de consenso entre os partidos de oposição para a disputa pelo Senado é o do vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB).

A pré-candidatura dele inclusive foi oficializada pelo próprio Flávio em reunião com lideranças políticas do PCdoB, PSB, PDT, PTC, PP, PROS e SDD, no mês passado.

Publicado em Política | Com a tag , , , | Deixar um comentário

Líderes de Bernardo do Mearim e Cachoeira Grande visitam Flávio Dino em São Luís

flavio dino bernardo do mearim cachoeira grande

Representantes dos municípios de Bernardo do Mearim e Cachoeira Grande visitaram o escritório de Flávio Dino (PCdoB) esta semana para articular ações nos municípios. As lideranças vieram somar-se ao movimento Diálogos pelo Maranhão e organizar as atividades do movimento que está construindo o Programa de Governo de Flávio Dino.

A vice-prefeita, sete vereadores e outros dois ex-candidatos  a prefeito de Bernardo do Mearim formaram uma grande comitiva para integrar a equipe que coordenará as ações do Diálogos no município, que deverá ser visitado em breve pela comitiva de Flávio Dino e Roberto Rocha, pré-candidatos a governador e senador, respectivamente.

Os vereadores Osvaldo (PP), Leia Pereira (SDD), Nonato (PP), Nilza (PT), França (PT), Benjamin (PT) e Lindomar (PMDB), junto com a vice-prefeita Sandra Silva e os ex-candidatos a prefeito Gerônimo e Anderson ouviram de Flávio Dino e do deputado Simplício Araújo (SDD) o conjunto de propostas que estão sendo discutidas em todos os municípios maranhenses e que devem chegar a Bernardo do Mearim em breve.

“Bernardo do Mearim entende que esse é um movimento do estado como um todo. Nosso objetivo maior é mudar o Maranhão, fazer nosso estado ficar melhor,” disse Gerônimo durante a reunião. Dino reafirmou que as pré-candidaturas de oposição se fortalecem pelas propostas que têm apresentado ao longo dos debates pelo estado.

Outra grande comitiva, desta vez do município de Cachoeira Grande, conversou com Flávio Dino sobre problemas municipais. Como é o caso do hospital iniciado há vários anos, mas que não foi terminado, enquanto a população sofre com a peregrinação em busca de atendimento médico em outros municípios.

Acompanhando o vice-prefeito Aldo Gomes e o presidente eleito da Câmara, Daniel Assunção (PSB), os vereadores Henrique Muniz (PTB), Darlan Marques (PSL) e Israel Santos (PSC) visitaram Flávio Dino em São Luís para relatar as dificuldades do município e organizar ações do movimento Diálogos pelo Maranhão. A comitiva foi acompanhada também pelo dirigente do PROS, Samuel Campos.

“O que a gente precisa é de acesso à saúde. Isso já melhoraria demais a situação da nossa gente,” relatou o vereador Daniel Assunção.

Publicado em Política | Com a tag , | Deixar um comentário