São Luís - MA Predomínio de Sol 25°C 33°C

Perito Molina confirma: Sarney votou em Aécio Neves

Da redação do IG 

Especialista, que atua em Campinas (SP), disse que filmagem com votação do ex-presidente não sofreu manipulações

Embora o ex-presidente José Sarney (PMDB-AP) tenha negado com todas as letras – inclusive em nota oficial – que votou no tucano Aécio Neves (PSDB) no segundo turno das eleições presidenciais, o perito Ricardo Molina, a pedido do iG, confirmou que as imagens que mostram a votação não sofreram trucagens e são autênticas.

Veja o voto polêmico de Sarney (Em câmera lenta)

Perito comparou frames e disse que ampliação e momento do voto são o mesmo vídeo; político se defendeu dizendo ser montagem

Molina dividiu a análise em três fases. Na primeira, comparando o vídeo de corpo inteiro com um recorte mais fechado na urna eletrônica (veja reprodução abaixo), ele observa que “trata-se da mesma filmagem, ou seja, a ampliação, na qual não há dúvidas de que o voto é 45, foi processada a partir do mesmo vídeo.

Sequência de frames no voto: ‘É possível verificar que o dedo está na altura do 45 e que a gravação é a mesma da ampliação’6bnmq1uo190nk6q5sgl4h0qvh

A seguir, na imagem ao lado, o perito mostra, a partir do vídeo original, uma sequência de frames que mostram o voto de Sarney no 45. “Não é possível discernir os números, mas é possível verificar que o dedo está na altura do 45 e que a gravação é a mesma da ampliação”, atesta o perito.

Quando o vídeo é exibido em câmera lenta, para o perito fica claro que é o voto é no 45; observe-se que logo depois aparece quadro com Aécio e Aloysio e texto “FIM”, mostrando que é o voto para presidente”, conclui.

Questionado sobre a possível manipulação, Ricardo Molina descarta a tese. “Uma montagem com manutenção de tantos detalhes seria praticamente impossível. Minha opinião é que é autêntica”.

Para ele, só o vídeo original poderia dirrimir definitivamente qualquer dúvida, já que a resolução, quando o vídeo é veiculado no Youtube, perde qualidade. “É evidente que há uma gravação que derrubaria qualquer dúvida (a gravação do cinegrafista), mas já foi inclusive tirada do ar. A TV Amapá chegou a veicular, mas tirou”, explicou.

Escondendo a verdade: Roseana Sarney e Anna Graziella dificultam transição de governo para prejudicar a população

“Documentos esclarecem pouco sobre o Estado”, diz Marcelo Tavares sobre informações repassadas por Roseana

As informações enviadas à Equipe de Transição de Flávio Dino não corresponderam às expectativas. Esta foi a avaliação do deputado Marcelo Tavares – coordenador da Equipe de Transição de Flávio Dino e próximo chefe da Casa Civil do Maranhão.transição-marcelo (1)

Após mais de 15 dias de espera desde o primeiro encontro entre a equipe de Flávio Dino e a representante do governo Roseana Sarney, Anna Graziella, os membros do atual governo enviaram a Marcelo Tavares os documentos solicitados em ofício entregue pelo deputado no dia 14 de outubro.

Para planejar os primeiros dias do próximo governo e evitar imprevistos administrativos, a Equipe de Transição designada por Flávio Dino requereu a Anna Graziella uma série de documentos que têm por objetivo fazer uma transição republicana e ordenada entre o atual e o próximo governo.

No entanto, somente nove de um total de 32 solicitações foram entregues na manhã desta quinta a Marcelo Tavares pela equipe de Roseana Sarney. O deputado afirmou em entrevista que o material era insuficiente e a maior parte dele está disponível publicamente.

“Esses documentos são de acesso público e nós já o tínhamos nos nossos trabalhos. Continuamos aguardando que o atual governo colabore com um trabalho que beneficiará a todo o povo do Maranhão”, disse. Para ele, é hora de dispensar as opções políticas e fazer com que as equipes trabalhem de forma colaborativa.

Dados importantes como a folha de pagamento do Estado, a execução orçamentária atual, informações sobre contratos, convênios, precatórios, demonstrativo de obras e as ações prioritárias de cada pasta não foram repassados à equipe do próximo governo.

Flávio Dino adia para sexta-feira viagem a Imperatriz

 Reunião de Flávio Dino e Roberto Rocha em Imperatriz é adiada por pane no avião

n carlin

A viagem do governador eleito Flávio Dino(PCdoB) e do senador Roberto Rocha(PSB), ambos campeões de votos na região tocantina foi adiada para a tarde desta sexta-feira (31). O motivo do adiamento teria sido uma pane no avião da TAM, que não conseguiu decolar do Aeroporto Marechal Cunha Machado com destino a Imperatriz.

A visita dos vencedores da eleição de 2014, será de agradecimento à população da região tocantina, que não se dobrou aos mandonismos da família Sarney.

 

Frase do dia: As trairagens de Sarney…

 

“Nem tucunaré, nem filhote. Pelo visto, o peixe que o senador Sarney serviu à presidente Dilma Rousseff no dia da eleição foi traíra.”

image253-600x400

 

TIROTEIO – DO SENADOR RANDOLFE RODRIGUES (PSOL-AP), sobre o vídeo da TV Amapá que sugere que José Sarney (PMDB-AP) votou em Aécio Neves; o senador nega. Retirado da coluna política de O Estado de SP.

 

Médico Marcos Pacheco será secretário de Saúde no governo Flávio Dino

O próximo secretário de Saúde do estado foi anunciado hoje (30) pelo governador eleito, Flávio Dino, através das redes sociais. O médico Marcos Pacheco comandará a organização das políticas de saúde no Maranhão a partir do dia 1º de janeiro.unnamed

Com o objetivo de implementar os compromissos assumidos pelo Programa de Governo apresentado por Flávio Dino à população maranhense, Marcos Pacheco fará parte da equipe da próxima administração. Entre as principais metas estão a humanização do atendimento, a consolidação das redes assistenciais, Urgência e Emergência e a implementação do programa Mais Médicos Estadual.

Conheça o perfil do indicado para a pasta:

MARCOS PACHECO – Secretaria Estadual de Saúde

O médico sanitarista Marcos Pacheco (UFMA / FioCRUZ) é funcionário público egresso da FUNASA cedido ao município de São Luís. Mestre e doutor em Políticas Públicas pela UFMA, é também bacharel em Direito.

Foi deputado estadual pelo PDT na legislatura de 1995-1999. Marcos Pacheco ocupou diversos cargos de gestão no Estado. Entre eles, o de secretário adjunto de Ações e Serviço de Saúde de São Luís; superintendente de Educação em Saúde e Gestão do Trabalho.

Professor universitário, é coordenador pedagógico do curso de Medicina e leciona no mestrado de Gestão em Serviços e Programas de Saúde da Universidade CEUMA, com foco em planejamento e gestão estratégica.

As imagens do dia: Comemoração do dia do cerimonialista na AL

Cerimonialistas são homenageados na Assembléia

Para celebrar o dia do cerimonialista, que teve seu reconhecimento pelo Legislativo maranhense na sessão desta quinta-feira, 30.

O chefe de Cerimonial da Câmara de Vereadores de São Luís,  Eric dos Santos Teixeira, falou ao blog da importância dessa atividade, que inclusive está tramitando no Congresso com um projeto de reconhecimento como profissão.

“Este evento está sendo realizado como reconhecimento do cerimonialista como profissão, para que a sociedade tome conhecimento dos profissionais que sempre atuam nos bastidores, para funcionar de forma correta, que é otimizar a imagem da instituição”, acrescentou Eric dos Santos.

Abaixo, as imagens dos importantes cerimonialistas do Maranhão.

Chefe do Cerimonial da Câmara de São Luís,  Eric Santos, entre as chefes Cybele Lauande (Prefeitura de São Luís) e Zilda Pereira Reis (Prefeitura de Imperatriz).

FT 1

FT 2

A hipocrisia dos que se dizem a favor dos nordestinos…

Como negar a culpa do povo do Nordeste?

Muita gente se escandalizou pela forma como o Brasil inteiro reagiu diante da vitória do PT nesta eleição. Bom que se diga que, se não houve alternância do poder foi por causa dos nordestinos.

Nitidamente, os votos dos beneficiados pelos programas sociais, entre eles, o Bolsa Família, que foi usado pelos petistas como moeda eleitoral falou mais alto que as propostas, muitas delas, obras que estão há anos paradas como a transposição do Rio São Francisco, que em tese beneficiaria o Nordeste. Onde estavam os nordestinos que não viram isso? Ficaram coagidos de perder a Bolsa?

Posso até ser apontado com o xenofóbico pela ênfase que faço ao governo petista, que do começo ao fim de sua campanha usou a bandeira de “defensores dos nordestinos”, quando na verdade fez uso de suas fragilidades. Não reconhecer isso, caro leitor é muita hipocrisia.

A situação no meu entendimento é grave, muito mais que “rebaixar os nordestinos” é saber reconhecer que eles foram ludibriados por um governo que lucra pela fome deles (nossa).

O Governo petista está há 12 anos no poder mas não mudou a dura realidade, cito o caso de Belágua no meu estado, o Maranhão que deu 92% de votos para eleger Dilma, que sobrevivem dos programas sociais. Como negar a culpa dos governos, ou pelo ao menos a ausência deles, no caso do governo federal, o PT de Lula que se orgulha de ser nordestino mas vive há décadas no sul do Brasil (também em viagens românticas para Paris com sua secretária).

Abaixo, notícia do site UOL:

Presidente do TRE se diz decepcionada com resultado da eleição presidêncial

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), a desembargadora Elisabeth Carvalho Nascimento, causou polêmica com um desabafo sobre o resultado da eleição presidencial do último domingo, em seu perfil no Facebook.

 Claramente contrária à reeleição da petista Dilma Rousseff, a desembargadora se disse decepcionada com as “pessoas esclarecidas” que teriam “esquecido do mensalão”, que ela classificou como “desGoverno”.

(Com edição deste blog. Crédito da imagem: Reprodução/TRE)

norseti

Tuitada do dia: Flávio Dino anunciou outro secretário de governo…

De olho nas redes sociais, Dino faz outro secretário…

O governador eleito, Flávio Dino tuitou mais um secretário, desta vez, o presidente da FUNC de São Luís, Francisco Gonçalves que deixará a Cultura municipal de São Luís, para ocupar Direitos Humanos e Participação Popular.

Com a reformulação da Secretaria, ela será responsável por conduzir as políticas sociais para melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano, a implantação do orçamento participativo e da atuação dos conselhos nas ações do Poder Executivo.

chico te atola

Surto camaleônico:  Vídeo de Sarney votando em Aécio repercute em todo o Brasil

Realmente, uma imagem vale mais que palavras…

A pressão eleitoral é capaz de fazer mimetismos aflorarem… Sites de notícias de todo o país estão mostrando as imagens. Conhecido pelo mimetismo político, Sarney se preparava para bajular Aécio…

No dia da eleição, filmaram (alguém, talvez a mando do próprio Sarney) mostrando o momento que o senador pelo Amapá, o ex-presidente José Sarney, apertava o 4 e depois o 5 (45) na máquina de votar.Apesar de negar (via assessoria, que se desdobra para negar o óbvio) mas as imagens são nítidas.

Observe bem no vídeo abaixo:

sai ney

 

Vídeo:

Empenho de Edivaldo na eleição de Dilma é reconhecido por petistas

Do blog John Cutrim

Partidos que apoiaram a campanha da presidenta Dilma Rousseff no Maranhão realizaram, na manhã desta quarta-feira (29), um grande ato de confraternização para celebrar a vitória e reconhecer o esforço de todos os aliados que contribuíram para que a petista fosse vencedora no pleito do último domingo. O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior foi o homenageado especial em reconhecimento a seu empenho na campanha de reeleição da presidenta Dilma na capital.

O vice-presidente do PT no Maranhão, Augusto Lobato destacou a grande ajuda e expressiva contribuição do prefeito Edivaldo para a esmagadora vitória de Dilma em São Luís sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. “Mesmo tendo o seu partido, o PTC, fazendo parte da aliança do candidato Aécio Neves, o prefeito Edivaldo foi para as ruas pedir voto a Dilma, dando a cara a tapa. Já a governadora Roseana fez apenas uma reunião fechada com alguns prefeitos e nada mais”, assinalou Lobato.

Em seu pronunciamento dirigido aos companheiros do PT/MA, Edivaldo disse que era motivo de felicidade receber essa homenagem do PT e reconheceu que apenas o governo federal estendeu as mãos para a cidade de São Luís. “O governo do estado nesses dois anos não nos ajudou, pelo contrário, fez foi nos perseguir bastante. Quem olhou por nós foi o governo federal, que através de parcerias conseguimos realizar ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura. Então, a minha ajuda foi uma forma de retribuir todo esse apoio”, declarou.

Muito aplaudido e festejado pelos petistas, o prefeito Edivaldo enfatizou ainda que a partir de janeiro de 2015, com o “amigo e companheiro” Flavio Dino no comando do governo do Estado, o município terá o poder estadual e federal de mãos dadas, lado a lado para enfrentar os graves problemas que afligem a população ludovicense.

São Luís foi a segunda capital onde a presidenta Dilma conquistou a maior votação proporcional no país. Foram 70,41% dos votos contra 29,59% conferidos ao candidato tucano. A capital do Maranhão perdeu apenas para Teresina (PI), onde a petista obteve 71,75% dos votos.

O dirigente do PT, Márcio Jardim lembrou das atividades de rua feitas por Edivaldo em prol da reeleição de Dilma e creditou a ele um dos responsáveis pela expressiva votação dela na capital maranhense. “O Edivaldo não se esquivou, ele esteve na vanguarda, na trincheira, esteve presente nas ações de rua da Dilma”, frisou. Ao lado do ministro Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e dos senadores comunistas Inácio Arruda (CE) e Vanessa Graziotin (AM), o prefeito Edivaldo participou de uma grande caminhada pró-Dilma na Rua Grande e liderou outra bem maior na região do Turu.

Representado o PDT, nas figuras do presidente estadual Julião Amim e do deputado federal eleito Weverton Rocha, Raimundo Penha disse que o prefeito Edivaldo Holanda Júnior mostrou a cara no momento mais difícil da campanha de Dilma, quando muitos apostavam na vitória de Aécio Neves e as pesquisas indicavam a vantagem do tucano. “Devemos enaltecer o gesto de fidelidade do Edivaldo, foi uma postura de líder, em nenhum momento ele se omitiu, não esperou ver quem ganharia para tirar proveito”, afirmou.

Deputado eleito do PT para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa, José Inácio afirmou que a atitude de Edivaldo em favor da eleição de Dilma foi de um simbolismo muito grande. “Foi fundamental para a vitória de Dilma em São Luís, o Edivaldo tem muito o que comemorar, e adianto logo aqui que ele terá um grande aliado de primeira hora da sua gestão na Assembleia Legislativa tanto nos momentos bons quanto ruins, pois entendo que a política é a arte de fazer gestos e o prefeito fez um gesto de grande valia para nós”, comprometeu-se. A deputada Francisco Primo, também do PT, eleita para o segundo mandato, agradeceu Holanda Júnior e reiterou seu apoio a ele na AL.

Único vereador do PT em São Luís, Honorato Fernandes disse que estará a disposição do prefeito para ajudar a sua administração na Câmara e, além disso, contribuir como elo de interlocução no governo federal para a vinda de benefícios para a cidade.

Também estiveram presentes no ato de congratulação pela vitória de Dilma o coordenador da campanha de Flávio Dino, Márcio Jerry, representando o PCdoB, Hamilton Miranda, do PP, em nome do deputado Waldir Maranhão, o ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, a ex-deputada Terezinha Fernandes, Francisco Gonçalves, Eri Castro, entre outros membros do PT do Maranhão.

Página 1 de 63412345...102030...Última »