São Luís - MA Variação de Nebulosidade 25°C 32°C

Secretária-adjunta de Saúde garante reabertura do Hospital Nossa Senhora da Penha

Depois de um ano fechado, o Hospital Comunitário Nossa Senhora da Penha, maternidade gerenciada pelo Centro Comunitário Católico do Anjo da Guarda, voltará a abrir suas portas para a população da área Itaqui-Bacanga, em São Luís. A garantia foi feita pela secretária-adjunta de Estado da Saúde (SES), Rosângela Curado (PDT), à vereadora Eidimar Gomes (PSDB), durante audiência realizada na sede da SES.

vereadora Eidimar Gomes (PSDB) em audiência com a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Rosângela Curado

vereadora Eidimar Gomes (PSDB) em audiência com a secretária-adjunta de Estado da Saúde, Rosângela Curado

A maternidade mantida em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi reinaugurada, em 23 de dezembro de 2014, mas desde então se encontra fechada. A reabertura é uma luta da vereadora tucana junto ao governo do Estado.

Durante a audiência, foi discutido ainda um dos principais problemas e fator determinante para o fechamento da Unidade há mais de um ano: o custeio mensal do serviço. Segundo Rosangela Curado, os valores de custeio serão financiados pelo Ministério da Saúde, através do programa Rede Cegonha, em parceria com a secretaria de Estado da Saúde. A gestora afirmou que a unidade de saúde será reaberta até o mês de maio.

“A reabertura do Hospital Comunitário Nossa Senhora da Penha é meta do governador Flávio Dino para ampliar o atendimento em saúde na capital, tanto que a unidade será reaberta em meados de maio em parceria com a Rede Cegonha, programa do Ministério da Saúde que acompanha a mulher em todas as etapas do processo: confirmação da gravidez, pré-natal, parto e 28 dias após o parto”, disse a secretária-adjunta.

A vereadora Eidimar Gomes considerou a reabertura da unidade como um avanço significativo para a área Itaqui-Bacanga. “O problema está definitivamente resolvido. A reabertura do Hospital Nossa Senhora da Penha era o principal clamor da população e uma grande necessidade. Com a parceria do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, vamos conseguir reativar a unidade e prestar este serviço para as gestantes desta região que não irão precisar mais se deslocar para outras áreas”, afirmou.

Vinicius Louro Defende Acordo entre Setor Empresarial e Governo Para Solucionar Crise Siderúrgica

O deputado estadual Vinicius Louro (PR) esteve na Comissão Especial que tenta reverter a crise da siderurgia no Sul do Estado com os deputados Júnior Verde (PRB), e Professor Marco Aurélio (PC do B).  Eles visitaram na tarde desta quinta (23), as cinco maiores indústrias do setor na região. Eles conheceram o funcionamento das atividades e ouviram os problemas de empresários e trabalhadores.DSC_6512 (Large)

A expectativa é reunir informações com o objetivo de buscar alternativas para evitar mais demissões e garantir o funcionamento das indústrias.

Representantes das quatro indústrias visitadas – Aciaria, Viena, Pindaré [do Grupo Queiroz Galvão] e Gusa Nordeste – concordam que a crise no setor deve-se, principalmente, a crise mundial.

Segundo dados do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas de Açailândia (STIMA), desde o início da crise, as empresas já reduziram em cerca de 30% sua capacidade de produção. “Cerca de 1 mil trabalhadores já foram demitidos no setor nos últimos anos de forma direta e 5 mil indiretamente”, pontuou Jarlis Adelino presidente do STIMA.

 DSC_6589 (Large)Nas demais indústrias, os parlamentares conheceram o processo de produção e também constataram os sinais da crise. Em todos os complexos visitados, houve redução significativa no quadro de funcionários. “É uma situação grave, e que precisa ser vista com urgência, antes que as demissões continuem. Nossa empresa possui duas usinas em Açailândia, mas apenas uma está funcionando”, revelou o diretor de uma das maiores indústrias de ferro gusa do Brasil, com uma unidade operando no Maranhão, Fernando Rangel.

Para o deputado Vinicius Louro a Comissão tem o importante papel de levar junto ao Governo as propostas do setor siderúrgico para que a crise seja solucionada e defendeu pacto entre empresários e Governo do Estado. “Não podemos cruzar os braços diante desta crise que se instala. Vamos buscar com o nosso governador Flávio Dino, medidas urgentes, como a redução do ICMS dessas empresas, que passam por sérias dificuldades. Estamos aqui para defender os anseios do nosso povo, e estamos engajados nessa luta para alavancar a produção industrial dessa importante região do Maranhão”, garantiu o deputado Vinicius Louro.

A Comissão realizará, ainda, Audiência Pública com os vários segmentos do setor siderúrgico buscando encaminhamentos a serem levados ao governo do Estado. (Ascom Dep Vivícios Louro)

Luppi, presidente do PDT, acha que o PT exagerou ao roubar demais na Petrobras

lupiRicardo Noblat

É tamanha a fragilidade do governo Dilma, e também a do PT, que aliados deles podem ofendê-los o quanto quiser, com os termos que preferir, e até mesmo de público, que nada farão. Se provocados, tentarão tirar por menos.

Foi o que ocorreu no fim de semana com Carlos Luppi, presidente do PDT, e avalista de Manoel Dias, o atual ministro do Trabalho. Luppi foi defenestrado do primeiro governo Dilma por suspeita de envolvimento com corrupção. Não se acanhou por isso.

Em encontro com correligionários, em São Paulo, na última quinta-feira, Luppi afirmou:

– O PT exauriu-se, esgotou-se. Olha o caso da Petrobrás. A gente não acha que o PT inventou a corrupção, mas roubaram demais. Exageraram. O projeto deles virou projeto de poder pelo poder.

Foi o jornal O Estado de S. Paulo que teve acesso à gravação com o discurso de Luppi. Procurou-o para que o confirmasse ou não. E ele o confirmou. Na véspera do encontro, a Petrobrás divulgara que seu prejuízo com a roubalheira fora de R$ 6,2 bilhões.

Luppi falou sobre vários assuntos, criticando o PT ou o governo na maioria das vezes. Sobre o programa Bolsa Família, disse:

– Tirou milhões da miséria, isso é bom para caramba. O Nordeste é outro (avanço), é verdade. Quem não vê isso é mentiroso, nojento. Eu tenho raiva deles. Mas (o governo) criou também uma dependência. Eu vejo gente que não quer trabalhar para manter o Bolsa Família, isso está errado. O programa tem que ser instrumento para tirar da miséria, não para manter na miséria.

Sobre a aliança do PDT com o PT:

– A conversa com o PT, com o meu amigo Lula e com a presidente Dilma, é qual o naco de poder que fica com cada um. Para mim, isso não basta. Eu não quero um pedaço de chocolate para brincar como criança que adoça a boca. Eu quero ser sócio da fábrica, eu quero ajudar a fazer o chocolate.

Sobre a acomodação do PDT:

– Se a gente não acordar para isso, daqui a pouco a população vai fazer como juiz de futebol: vai dar cartão vermelho para gente. Para muitos, já está dando.

Sobre o fato de nas últimas eleições candidatos como o palhaço Tiririca (PR-SP) e o ex-jogador Romário (PSB-RJ) terem sido eleitos para cargos no Legislativo:

– O povo está fazendo isso para sacanear a gente. Está dizendo: ‘Seus babacas, me respeitem, porque senão olha o que eu vou fazer com vocês. Em vez de votar em vocês, eu vou votar no Tiririca, vou votar no Romário’.

Sobre a situação que atravessa o governo:

– A gente não quer ser um rato, que foge do porão do navio quando entra a primeira água, mas também não queremos ser o comandante do Titanic, que ficou no barco até ele afundar.

O jornal ouviu políticos sobre as declarações de Luppi. Humberto Costa, líder do PT no Senado, chamou Luppi de “boquirroto”. Classificou-o como uma pessoa a quem não valoriza. Apenas isso.

Boquirrota é uma pessoa indiscreta, que fala muito.

O ministro Manoel Dias disse que sua versão do discurso de Luppi difere da versão publicada pelo jornal. Apenas isso. Um interlocutor direto de Dilma antecipou que o governo não responderá a Luppi. O PT se quiser que o faça. Apenas isso.

Rui Falcão, presidente do PT, disse que não o fará. Apenas isso.

Por fim, um dos vice-presidentes do PT, o deputado federal José Guimarães (CE), líder do governo na Câmara, classificou como “graves” as declarações de Lupi. E disse que é preciso discutir com o aliado para evitar a saída do PDT da base de apoio da Dilma.

– Um partido importante como o PDT sair da base é prejuízo. Por mim, fica – arrematou Guimarães. Apenas isso.

Luppi informou ontem, no fim da tarde, que não está nos planos do PDT sair do governo.

De fato, tudo o que Luppi quer é que o PDT entre mais.

Deputado Fernando Furtado participa de reunião sobre meio ambiente com conselheiros da FIEMA

O Deputado Fernando Furtado (PCB do B) representou na manhã desta sexta-feira (24) a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão em uma reunião com o Conselho de Meio Ambiente da FIEMA.

Durante o encontro foram discutidos temas como o Projeto de Lei do Macrozoneamento Ecológico-econômico do Estado do Maranhão, a situação do Plano Diretor e do abastecimento hídrico da cidade de São Luís.

GEDSC DIGITAL CAMERA

GEDSC DIGITAL CAMERA

Um documento feito pelo Conselho diagnosticando a problemática do abastecimento de água em São Luís deverá ser entregue ao Governo do Estado e à CAEMA. “Não se trata de um plano, e sim de um levantamento que vai ao encontro da proposição do governador em levar água para todos os municípios do Maranhão. Atualmente a perda da CAEMA é de 65%, o combate e o controle dessas perdas pode acabar com o rodízio de abastecimento em São Luís”, afirmou Carlos Rogério, coordenador do documento e presidente da Associação dos Engenheiros do Maranhão.

O Deputado Fernando Furtado parabenizou a iniciativa dos empresários em dar a largada para esse novo momento da discussão ambiental do Estado do Maranhão. “Eu hoje vejo que o empresariado já começa a perceber e ver que ele tem que compactuar com essa questão ambiental com essa questão da sustentabilidade, para que agente possa realmente ter empresas competitivas, produtivas que possam gerar emprego e renda, mas que possa também estar respeitando a sustentabilidade e a questão ambiental,” disse o parlamentar.

O deputado sugeriu ainda, que seja feita uma audiência pública através da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa para tratar sobre a questão hídrica e ambiental do Maranhão.

Deputado Zé Inácio defende licitação para Ferryboat em audiência pública

O deputado Zé Inácio participou na manha desta sexta-feira (24) da audiência pública que tem como proposta a realização da licitação do serviço público de transporte aquaviário no trajeto ponta da Espera/Cujupe.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado e pela Agencia Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).inacio

Zé Inácio (PT) que é da Baixada Maranhense e usuário frequente do transporte de ferry boat e por tanto conhece muito bem a realidade, destacou durante audiência a importância de uma licitação em caráter de emergência para que os usuários  desse tipo de transporte possam ter serviço de qualidade.   “A questão central para melhorar o serviço do ferry boat é que se faça a licitação no sistema. Existe um monopólio de duas empresas. E a única forma de melhorar o serviço é que se faça  a licitação no sentido de estabelecer a livre concorrência, de modo que empresas de outros Estados ou até mesmo de outro país que atuam nesse ramo possam concorrer e participar e possam oferecer os serviços de qualidade”, frisou o parlamentar.

O presidente da MOB, José Arthur Cabral fez uma exposição do critério que será adotado para a concessão do serviço público e o  modelo de contratação que será adotado pelo Estado para a contratação deste serviço. Atualmente, as empresas que realizam o transporte via ferry-boat operam com base em permissão precária e a prestação de serviços tem sido motivo de reclamações por parte dos usuários.

Ano passado, o Ministério Público cobrou das empresas que operam os ferry boats, a melhoria na qualidade do serviço oferecido à população.  A partir da licitação, o Estado tem como objetivo definir critérios que garantam à população a prestação de serviço de qualidade.

Para alegria de todos e felicidade geral do Maranhão, “digam ao povo que Luis Fernando fica”…

 O tamanho de Luis Fernando em poucas palavras…

Sobre a filiação do ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva, agora no PSDB, só tenho a dizer que foi um pequeno passo dado no passado e um grande salto para o futuro.

Nos rostos a alegria de todos e felicidade geral...

Nos rostos a alegria de todos e felicidade geral…

Os governistas, que não conseguiam esconder a felicidade de ter um político tão forte, têm se comportado muito bem ao receber ex-aliados de José e Roseana Sarney.

Para quem não lembra, ou prefere esquecer, quero lembrar que o ex-prefeito já foi por várias vezes chefe de Estado de governos passados. Luis Fernando Silva é uma joia preciosa para brilhar em qualquer vitrine, neste caso, o PSDB só teve a ganhar. Como Luis é grande demais para um pequeno post, vamos adiante.

Nos bastidores, comenta-se do visível esvaziamento dos partidos (legendas) que, outrora, eram alugados pelo Clã Sarney para fortalecer os planos megalomaníacos dos antigos donos do poder, que, agora, os atuais, confiscaram esse domínio.

Aliados e aliados!!!

É muito bom ver que os governistas estão agradando a todos. Bem verdade que não se pode aguadar 100%, mas, tem aliado de Flávio Dino que está fora, sem nada, enquanto tem gente (liderança) que fazia campanha para os Lobão/Murad/Sarney,que está bem na fita. Que é isso?

Mas o que importa é fortalecimento. Não é?

Quem perdeu força foi o PMDB (banda podre). Tem gente do PT que está adorando… Trocando em miúdos, para bons entendedores, NA POLÍTICA ATUAL o PMDB de Roseana está FRAGILIZADO.

Não apenas o PMDB, todos os outros investidores da antiga oligarquia estão sem chão agora.

Blog acompanhando as discussões sobre Cultura, Segurança e Meio Ambiente pelo Maranhão…

Estou de volta após participar de um importante encontro na cidade de Pedreiras, encabeçado pelo senador Roberto Rocha (PSB-MA), para buscar recursos junto ao governo federal, que garantam a perenização dos rios e seus afluentes daquela região.

Senador Roberto Rocha juntamente com autoridades locais entrando no antigo prédio da Prefeitura de Pedreiras

Senador Roberto Rocha juntamente com a secretária de Cultura do Estado e outras lideranças locais entrando no antigo prédio da Prefeitura de Pedreiras

Outra importante sacada do senador será fazer um museu da memória do cantor João do Vale, importante ícone cultural da cidade de Pedreiras, num antigo prédio da cidade. Durante um encontro com autoridades locais, o senador ouviu as necessidades do sistema de segurança, que pedem um batalhão de Polícia para o local (antiga necessidade daquela região).

Segundo o major Barros, que participou da conversa, existe uma deficiência antiga de falta de homens, armamentos e viaturas. O novo batalhão criado na região, deverá abranger cerca de 10 cidades.

Na atualidade, o efetivo policial está baixo, cerca de 118 homens para 14 municípios, o mesmo que dois policiais militares para cada cidade. Outra grande preocupações local é a população carcerária, que já conta com 200 presos, com apenas 5 agentes e dois policiais para fazerem a segurança.rr1

O senador Roberto Rocha(PSB), falou que durante uma conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), “ se sentiu surpreso por ninguém, até então, ter falado com ele sobre a criação de uma Comissão permanente para discutir a Segurança Pública”.

No local, que antes era tranquilo, já vive os horrores da violência, ao que tudo indica, pelo surgimento do trafico de drogas. O balanço do final de semana foi trágico, três assassinatos bárbaros.

Confira no Blog do Carlinhos, clicando aqui:

Colunaço do Pêta: Dilma e Lula não sabiam de nada?

Colunaço doPêta

Petinhadas

LULA E DILMA NÃO SABEM NADICA DE NADA

LULA E DILMA NÃO SABEM NADICA DE NADA

A Polícia Federal ‘funga no cangote’ de Lula!!! Viram a matéria da revista Veja desta semana, que já está nas bancas???!!! Se não viu, é só folhear o JP mais um pouquinho pra frente que está lá!!! Até seu sítio em Atibaia (SP) Lula pediu para empreiteiro reformar!!! Sem saber de nada, claro!!!

Procedente dos Estados Unidos, a ‘ex’ está de volta à ‘Grande Ilha’!!! Chegou calada e calada está. Não quer nem falar de política!!! Pelo menos foi o que disseram pessoas do seu ‘círculo’!!! Estratégia não é!!! Deve ser desânimo mesmo, diante de tudo que está vendo Flávio Dino fazer!!! Ou alguém acredita que ela vai atrás dessa onda que o Sistema “do outro lado da ponte” tenta passar para a população???!!!

Meu amigo, o que deu de ‘puxa’ maranhense em Brasília para parabenizar ‘Don Bigodon’ pela passagem dos seus 85 anos de vida foi uma ‘festa’!!! Isso só porque o aniversariante ‘pegou carona’ na fase crítica da Dilma e voltou a ‘respirar’ ‘nas costas’ de Michel Temer!!! Tinha de deputado que já é Flávio Dino ‘até morrer’ a parlamentar ‘baixadeiro’ que, assim como seu ‘papi’, já andava ‘metendo o sarrafo’ na família!!! A cara nem tremeu!!! ‘Curuuuuuuzes’!!! Imagina como seria esse aniversário se ‘Don Bigodon’ não tivesse pegado essa ‘carona’ com Temer!!! Era só o clã…, e ‘olhe lá’!!!

E a crise de identidade do PMDB aqui da ‘terrinha’, hein!!! Pois é, a questão agora é o ‘lenga-lenga’ da presidência do partido!!! Se for analisar pelo ‘Poder Rangedor’, fica visível o ‘racha’!!! O filho de ‘Don Cárcara’ diz que está agindo com responsabilidade e faz questão de manter essa linha, diferente da colega Andrea, afirmando que Nina Melo e Max estão em sintonia com ele e têm o aval do partido!!!

Pode ser!!! Mas quem é o partido???!!! Avaliando algumas declarações, dá para observar que a rebenta de ‘Don Ricardon’ ainda tem a seu favor os restos do prestígio de ‘Don Bigodon’, que recentemente saiu em sua defesa, elogiando a postura da deputada em meio ao ‘tiroteio’ com Roberto Costa!!! E também o ex-candidato a governador Edinho Lobão já declarou publicamente discordar de Roberto Costa, saindo em defesa da parlamentar!!! O jornal “do outro lado da ponte”, que quer ver o “mar pegar fogo para comer peixe frito”, dá mostras de que aposta na deputada para “descer a lenha no governo”!!! Barulho ela faz muito, e acredita piamente que esse é o caminho!!! Resta saber, diante dessa zoada toda, que não leva a nada, até quando essa ‘lenha vai queimar’!!! Para má sorte dela, ‘Don Bigodon’, hoje sem a lucidez de outrora, gosta disso!!! Menos ruim, pra ela, que o que der errado ‘nego’ põe a culpa em ‘Don Ricardon’!!!

O deputado Max Barros voltou a dar uma ‘aula’ de como deve se comportar um parlamentar não aliado do governo!!! Que sirva de lição a colegas de tribuna que abusam dos discursos exacerbados ofensivos e sem consistência que não levam a nada!!! Na última quinta-feira, com um pronunciamento equilibrado e coerente, Barros criticou o excesso de visibilidade que o governo está dando às mazelas do passado, mas deixou claro que elas devem ser apuradas e os culpados punidos!!! Criticou esse excesso de visibilidade ante a sua ótica de que, agindo assim, olhando para o retrovisor, o governo não conseguirá fazer as mudanças a que se propôs!!!

Há quem tenha visto no discurso uma tentativa de Max Barros de induzir o governo e seu secretariado a omitir o vendaval de irregularidades, privilégios e desvios ocorridos na gestão de Roseana Sarney!!! De afirmar que o governo deve resolver os problemas, não divulgar as razões pelas quais eles existem!!! A ideia, além de inviável, seria injusta com o povo do Maranhão!!! E Max Barros sabe disso; ou não falaria: “O Maranhão tem que olhar para frente, mas sem deixar para trás as irregularidades que por ventura existam. Que elas sejam apuradas e sejam julgadas, e quem tiver erro que pague pelo seu erro”!!! Ponto!!! Por outro lado, ao afirmar que “remeter tudo a gestões anteriores tem um prazo de validade”, o deputado Max Barros, no fundo, no fundo, inconscientemente ou não, acabou fazendo um alerta ao governador Flávio Dino, para que não aconteça com ele o que aconteceu com Edivaldo Holanda Júnior, que perdeu mais de um ano de sua administração jogando no ex-prefeito João Castelo a culpa pelas mazelas de São Luís, sem que fosse tomada uma providência concreta para punir os eventuais culpados pelas supostas mazelas!!! Menos mal que o governador Flávio Dino, diferentemente de Edivaldo, chegou mostrando a que veio e ensinando como deve agir um governo disposto e determinado a mudar e a reconstruir um estado!!!

Um empresário padece nas mãos de uma construtora por conta de um apartamento que adquiriu no ‘Reserva Lagoa’!!! A compra foi feita em outubro de 2013, por meio de uma cessão de direitos, com uma entrada e cinco parcelas pagas diretamente para a construtora!!! Porém, até hoje ele não conseguiu registrar o imóvel por causa da alienação do empreendimento junto ao Banco Santander!!!

E olha que o comprador já havia acionado a construtora por não ter entregue a carta de quitação nem autorização para registro!!! Pior é que o empresário liga praticamente todo dia para o ‘atendimento cliente’, pedindo a baixa de hipoteca do empreendimento, e o tempo todo é protelação de data!!! Desde o início de janeiro de 2014 já foram inúmeros protocolos e até agora nada resolvido!!! Essa semana, mesmo, o comprador ligou e disseram que vão entregar a baixa de hipoteca na 1º quinzena de maio!!! Será???!!!

Viram o comentário ‘Pânico nas redes sociais’ que o JP aqui do meu chefe publicou na sexta-feira???!!! Assino embaixo!!! Olha aí!!! “Impressionante o poder das redes sociais de disseminar o pânico numa cidade. O que mais impressiona, também, é a credibilidade que se dá a essas boatarias, mesmo pessoas instruídas e que lidam diariamente com a informação. Só um medo exacerbado e entranhado no subconsciente, mesmo, provocado pela violência do dia a dia, é capaz de explicar tamanha crença em boatarias lançadas com frequência nas redes sociais e que, em todos os casos, sem exceção, passado o frisson do alarmismo, fica provado que não era nada daquilo, fazendo com que esses ‘crentes’, então, voltem a pisar no chão, à realidade.

Na última terça-feira, feriado de Tiradentes, depois de um caso isolado de tiroteio com morte de uma adolescente no Bairro de Fátima, espalhou-se nas redes sociais que havia um ‘toque de recolher’ em São Luís: “bandidos estão atirando em cidadãos, já tem várias pessoas baleadas nos hospitais, só no Socorrão I cinco vítimas de bala já deram entrada”… Aí já usaram para aumentar o desespero das pessoas o caso da enfermeira que estava desaparecida e que havia sido encontrada morta, como se ela tivesse sido vítima dos loucos que estavam atirando e matando pessoas a esmo na cidade… enfim, um pânico generalizado. E o que restou provado no final: o tiroteio do Bairro de Fátima, com quatro (e não sete) pessoas baleadas e uma adolescente morta. Nada, além disso. O antídoto para as ‘notícias’ que provocam pânico nas redes sociais é um só: desconfiar e tentar checar, antes de passar em frente. Passando em frente, o ‘acredita em tudo’ só está contribuindo para aumentar o pânico”.

Falar em pânico nas redes sociais, imagina o ‘vendaval’ que as duas ‘super-pops’ Mônica Moreira Lima e Luciana Gimenez vão provocar, 29 de abril, na Rede TV!!! A ‘desbocada’ maranhense vai ser entrevistada por Gimenez!!!

E olha essa ‘quentinha’, de ontem, à tarde, que mandaram para o Dr. Pêta!!! Mesa da ‘bagaceira’ formada no Iate Club, eis que ‘43…zinho’ aciona o ‘veterano’ garçom ‘Manel’ e pede uma caipirinha ‘no capricho’!!! Dez minutos depois, o ‘drinque’ chega, mas chega num copo de uísque baixo!!! ‘43…zinho’ reclama ‘na lata’: “Manel, quero a minha caipirinha num copo longo”!!! E o garçom, quase ‘gargalhando’ por dentro, ‘manda bala’: “Não tem mais nenhum copo longo aqui no Iate. Teu pai levou todos”, hahahahahahahahahahahahahaha!!! Registre-se que o ‘dito-cujo’, pai do reclamante, é o ‘nosso’ ‘impagável’ ‘Cabelo de Trim’!!!

Os problemas nas vias urbanas da ‘Grande Ilha’ continuam provocando debates!!! Diante das reclamações feitas no último domingo, aqui no Colunaço, o assessor municipal Praxedes Souza Marques encaminhou alguns esclarecimentos!!! Sobre o Coroadinho, a pavimentação das ruas vai priorizar o corredor do ônibus!!! Exemplo: Avenida Amália Saldanha, Rua da Mangueira, Rua do Arame, vias que receberam tratamento adequado em razão do solo urbano. A respeito do entulho na Rua do Aririzal, a Prefeitura já retirou, mas a secretaria de Obras pede a contribuição dos moradores para ajudar na fiscalização porque esse tipo de situação onera o município!!! Também será feita limpeza na área pública, na Rua dos Rouxinóis!!! A propósito, segundo Praxedes, o entulho na Rua dos Rouxinóis, no Renascença, foi colocado pela empresa Artec, contratada pela Caema, que está ampliando a rede de esgoto na área!!! A empresa foi notificada para retirar o entulho em 24 horas, sob pena de multa de acordo com lei!!!

Rapaz, quem participou da audiência pública que discutiu a licitação e qualidade dos serviços dos ferry-boats que cruzam a baía de São Marcos da Ponta da Espera para Cujupe e vice-versa saiu de lá impressionado com o ‘dinamismo’ de um certo auxiliar do governo!!! Meu amigo, o que o ‘cabra’ falou na audiência não está ‘escrito’!!! Pior é que falou tanto, que não deixou ninguém falar…, nem Cabral ele deixou ‘descobrir’ os planos do MOB para os ferries!!! “Jesus/Maria/José’…”!!!

Olha só o desabafo de uma mãe!!! No início de 2012, o então prefeito João Castelo foi cobrado pela Promotoria de Justiça da Educação sobre a reforma das unidades de ensino da rede municipal de educação!!! Logo depois, veio o período eleitoral e o debate sobre implantação de escola em tempo integral!!! Estamos em 2015 e a UEB Maria Antonieta B. Araújo, localizada no Bequimão, é só uma das escolas que precisam passar por reforma no telhado, antes de implantar a escola em tempo integral!!! Imagino como seria hoje um debate eleitoral televisivo entre Castelo e ‘E-36’!!!

Rapaz, e quem tá ‘apagando a velinha’ hoje é o empresário da construção civil Carlos Alberto Couto!!! Agora, em se tratando do ‘dito-cujo’, imagina o que anda ‘rolando’ no ‘Cidade do Porto’, ali pras bandas do Calhau!!! O aniversário é hoje, mas a ‘bagaceira’ começou foi ontem, só com ‘18, 21 anos’…, e não só de uísque, hahahahahahahahaha!!! Tem cada uma…, garrafa!!! Ao aniversariante, felicidade e muitos anos de vida!!! São os votos do Dr. Pêta, do meu chefe e de toda a equipe que faz o JP!!! Parabéns!!!

Dr. Pêta recebeu um e-mail em tempos de “pátria educadora” com a seguinte reflexão: “As barreiras do atraso são ultrapassadas quando o sistema educacional é forte. E para saber como um país será daqui a 20 ou 30 anos, basta examinar o seu sistema escolar atual”!!! Anotaram???!!!

A propósito da reflexão acima, olha a Petinhada publicada em novembro de 2012!!! “Será que existe alguma cláusula no Estatuto do Educador, proposto pelo Sinproesemma, que proíba a prática de terceirizar a vaga no serviço público pelo servidor efetivo???!!! De que adianta aumentar o salário de um servidor ausente da sala de aula”???!!! Na prática, um terceiro recebe para lecionar no lugar do servidor efetivo, com o consentimento da Regional, direção, pais, alunos e do Ministério Público!!! Bom, a ‘ex’ ‘lavou as mãos’, mas ‘Gov-65’ certamente já está de olho nisso!!!

“O fenômeno das algas e os R$ 10 milhões na Caixa”, lembram???!!! Saiu essa semana aqui no JP…!!! Vale a pena ler de novo!!! “A presença de algas marinhas ao longo da praia de São Marcos (Marcela), na Avenida Litorânea, tem chamado a atenção dos adeptos das caminhadas matinais. Consideradas o ‘pulmão do mundo’, uma vez que produzem mais oxigênio pela fotossíntese do que precisam na respiração, e o excesso é liberado para o ambiente, as algas marinhas se constituem num fenômeno raro com sua presença nas águas ludovicenses. As algas oferecem importantes contribuições ao meio ambiente.

Tanto as unicelulares quanto as pluricelulares realizam fotossíntese. Elas são responsáveis por mais de 70% do gás oxigênio liberado diariamente na Terra, principalmente as unicelulares flutuantes, que fazem parte do chamado fitoplâncton. Para especialistas no assunto, esse fenômeno significa dizer que as praias de São Luís não estão poluídas; pelo menos a praia de São Marcos, uma vez que as algas marinhas costumam aparecer em ambientes puros. Não faz muito tempo, ainda no governo Roseana Sarney, fez-se um estardalhaço em São Luís sobre poluição de nossas praias. Sensibilizado pelos clamores, que vieram de todas as partes, o governo federal chegou a anunciar recursos na ordem de R$ 30 milhões para despoluição das praias de São Luís. À época ministro do Turismo, Gastão Vieira chegou a fazer um convênio com a Caema e a empenhar R$ 10 milhões, recursos estes que até hoje se encontram na Caixa Econômica Federal, segundo o próprio Gastão confirmou, na última semana, ao ser procurado pelo Jornal Pequeno.

Na época, também, embora nenhum centavo tivesse sido liberado, o então secretário de Saúde Ricardo Murad (a Caema era vinculada à Secretaria de Saúde) chegou a tomar banho de mar com as netas na praia do Calhau para mostrar que as praias da capital não estavam mais poluídas. Sabe-se, agora, que nenhum centavo foi investido em despoluição. O certo é que, com o fenômeno das algas marinhas, vem a certeza de que nossas praias estão limpas e aptas para o banho. Resta saber o que o governador Flávio Dino e o presidente da Caema, Davi Telles, vão fazer com esses R$ 10 milhões que estão à disposição do Maranhão numa conta da Caixa Econômica Federal”.

Mistérios

O que o ex-ministro Gastão Vieira fazia, ontem, na solenidade de filiação de Luís Fernando ao PSDB, no Rio Poty Hotel???!!! Mis-téééééééééé-rio!!!

Qual foi o ex-político poderoso aqui da ‘terrinha’ que não gostou nem um pouco da recuada de Aécio Neves nas investidas para deflagrar um processo de impeachment contra a presidente Dilma???!!! Pois é, a Páscoa foi embora e com ela todo o noticiário e visibilidade sobre a ‘ressurreição’!!! Agora, só em 2016…, que só Deus sabe como virá!!!

Por que a ‘ex’ voltou dos ‘stêites’ caladinha, caladinha, sem querer conversa sobre política???!!!

Por onde andava a deputada Andrea Murad que não apareceu essa semana no ‘Poder Rangedor’, deixando as sessões meio ‘sem graça’ e ‘melancólicas’, conforme comentários de colegas e jornalistas???!!!

Quem foi o empresário que afirmou, na audiência pública sobre a precariedade dos serviços nos terminais de ferry-boats, que o óleo diesel usado nas suas embarcações não era subsidiado pelo governo e foi desmentido pelo presidente da Empresa Maranhense de Mobilidade Urbana (MOB), José Arthur Cabral Marques???!!!

Qual é a servidora de assessoria jurídica de secretaria poderosa, oriunda do Município, que ‘labuta’ meio expediente, mas recebe ‘três pilas’???!!! Tá destoando dos demais funcionários, que ‘dão duro’ o dia todo!!!

Qual é o ex-parlamentar, ex-conselheiro, primogênito de família em crise após o desaparecimento da matriarca, que, para fugir de suas responsabilidades e ‘macomunado’ com a ‘cara-metade’, entrou com ação na ‘justa’ para depois de 48 anos mexer na sua certidão de casamento, mudando de ‘separação de bens’ para ‘comunhão parcial de bens’???!!! Terá sido por causa de um certo exame de DNA???!!!

Qual é o prefeito que está ‘atolado até o pescoço’ com um ‘emprestador de dindim’ da ‘Grande Ilha’???!!! Olha a Polícia, ‘rapá’!!!

Quando é que a Prefeitura de São Luís vai se movimentar para tapar as crateras entre as Ruas Osires e Miécio Jorge, no Renascença???!!! O que tem de reclamação ‘desembarcando’ no Colunaço é ‘brincadeira’!!! Os moradores dessas vias não aguentam mais acabar o carro nos buracos!!! Alô, alô, Semosp!!! Sabe onde fica???!!!

Quem é o coordenador de rádio que anda ficando com o ‘dindim’ de competições esportivas destinado à emissora em que trabalha e onde exerce importante cargo de direção???!!!

Roberto Rocha participa da reunião do Comitê da Bacia do Mearim em Pedreiras

O senador Roberto Rocha(PSB) esteve na manhã desta sexta-feira, 24, no município de Pedreiras para participar 2° sessão ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim que acontece no Hotel San Pedro.roberto rocha 2

No seu pronunciamento, Rocha defendeu a criação de um fundo de investimento para a preservação do Rio Mearim no encontro. O senador socialista fez ainda uma avaliação da situação das bacias hidrográficas do estado chamando a atenção para a necessidade do poder público nos três níveis, federal, estadual e municipal, criarem mecanismos para preservação dos rios maranhenses.

“Quero aqui reafirmar meu compromisso com a Região Mearim e colocar o meu mandato de senador da República à disposição deste Comitê, bem bem como todos os demais comitês de bacias hidrográficas do Maranhão. Contem comigo, apoio e defendo a preservação do Rio Mearim,  farei todo o possível para o destinar recursos que permitam a preservação dos nossos mananciais, além de cobrar responsabilidades dos governo na formulação de políticas públicas e recursos para a manutenção e desenvolvimento sustentável a partir das nossas bacias”, assegurou.

Roberto Rocha lembrou das enchentes que por várias vezes desabrigou populações inteiras ao londo da Bacia do Mearim, que poderiam ter os problemas minimizados com investimentos em obras de infraestrutura hídrica.

Participaram da mesa, ex deputado Raimundo Louro, representando o deputado estadual Vinicius Louro,  o prefeito de Poção de Pedras Junior Cascaria, Kariadne Maia e secretários de governo estadual e municipais.

Encontro do Comitê da Bacia do Mearim em Pedreiras – MA

O encontro que discute o Fundo Estadual de Recursos Hídricos da Bacia do Mearim, está acontecendo desde a tarde desta quinta-feira (23), no auditório do Hotel San Pedro, em Pedreiras, com a presença de vários representantes do poder público e sociedade civil, para discutirem o planejamento da bacia.

Secretário de Meio Ambiente Marcelo Coelho

Secretário de Meio Ambiente Marcelo Coelho

Na abertura foi apresentado um diagnóstico feito pela AHINOR/CODEVASF com toda a extensão do Rio Mearim (99 mil km²), atingindo uma população de 1.6 milhões de habitantes, envolvendo ¼ do PIB maranhense.

Após a apresentação do diagnóstico houve a discussão do Fundo Estadual de Recursos Hídricos, o encontro envolveu cerca de 50 colegiados, constituídos de 40% do poder público (gestores municipais), 40% de usuários e 20% de sociedade civil.

Na pauta estão a recuperação da mata ciliar dos Rios Mearim, Grajaú e Pindaré, recuperação da Barragem do Flores, recuperação dos projetos produtivos da Barragem do Flores, recuperação da praia Major Do Cena em Trizidela do Vale e hidrovia do Mearim.

Daqui a pouco o senador Roberto Rocha (PSB-MA) estará falando sobre o apoio do Legislativo para a viabilização dos projetos.

Fotos do evento:

02

IMG-20150424-WA0007

Página 1 de 69712345...102030...Última »